Foto: Divulgação/Coofamel

O mel e sua importância no Oeste do Paraná vem sendo trabalhado por intermédio da Indicação Geográfica (IG), Mel do Oeste, o que identifica o produto originário da região, com propriedades únicas. Há uma junção de esforços, com incentivo ao setor, na busca por maior reconhecimento no mercado, tanto nacional, quanto internacional.

Neste momento um conselho regulador trabalha a reestruturação do processo de Indicação Geográfica com mobilização dos apicultores. Diversos organismos estão envolvidos nesta iniciativa, caso da Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), produtores, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore).

Organização

Nesta quarta-feira (28), membros desta entidade se reuniram para alinhar ações que serão desenvolvidas, segundo o presidente da Coofamel, Antônio Schneider, como, reorganização do conselho regulador, ações de divulgação da marca Mel do Oeste, consultoria técnica por intermédio de projeto de parceria da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Biolabore, indicação de novos produtores para aderirem à IG e plano de comercialização. “Vamos contribuir para este projeto que vem de encontro para melhores resultados, aumento de renda para os apicultores e oportunidade de alcançar mais mercado”, destaca a tecnóloga em alimentos da Biolabore, Débora Guerino Boico.

Mel do Oeste

O mel da região é proveniente da flora de reflorestamentos nas áreas de preservação permanente às margens do Lago Itaipu, que aliado ao clima e à topografia simbolizam qualidades únicas ao produto do Oeste do Paraná, com destaque à coloração suave, de um amarelo quase transparente, com sabor floral e agradável.

Estas características tornam o mel do Oeste bem-aceito pelo mercado, o que faz com que a atividade agregue valor às propriedades rurais dos pequenos produtores da região. A disponibilidade de água e de áreas verdes preservadas, combinada com boas técnicas de produção, garante ao mel excelente qualidade.

A partir deste ano a Coofamel deve adotar novas embalagens com a marca Mel do Oeste, que darão maior destaque à Indicação Geográfica e identificação do produto no mercado.

Fonte: Comunicação Biolabore