Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledoprev estabelece regras para próxima edição do Censo Previdenciário

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os servidores públicos municipais de Toledo com vínculo estatutário – ativos, inclusive os que estejam afastados, licenciados ou cedidos, além de aposentados e pensionistas – deverão participar, entre 2 de março e 30 de junho, do Censo Previdenciário coordenado pelo Fundo de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais (Fapes/Toledoprev). A participação é obrigatória e quem não realizar o recadastramento dentro do prazo terá o pagamento dos vencimentos suspenso até que a situação cadastral seja regularizada.

O procedimento está regulamentado pelo Decreto nº 1.751/2026 e detalhado na Instrução Normativa nº 001/2026 do Fapes/Toledoprev, publicada nesta sexta-feira (23), em edição extraordinária do Órgão Oficial do Município. As normas definem tanto o público que deve participar quanto as formas de realização do censo, que ocorre obrigatoriamente a cada três anos. 

Preferencialmente, o recadastramento deverá ser feito de forma on-line, por meio de formulário eletrônico que ficará disponível no site https://toledoprev.toledo.pr.gov.br. Para acessar o sistema, o servidor deverá utilizar o mesmo login e senha utilizados no acesso ao holerite. 

Durante o procedimento, o segurado deverá revisar todas as informações cadastrais e, se houver necessidade de alteração de dados próprios ou de seus dependentes, anexar os documentos comprobatórios solicitados. Conforme a norma, o recenseamento só será considerado efetivamente concluído após a validação dos dados e documentos pela equipe técnica do Fapes/Toledoprev.

Documentação necessária – No momento do preenchimento, o segurado deverá ter em mãos os seguintes documentos: carteira de identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); título de eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); certificado de reservista, quando aplicável; comprovante atualizado de residência, preferencialmente conta de água ou de luz; certidão de casamento, nascimento ou óbito, nos casos de inclusão, exclusão ou alteração de dependentes; declaração de estado civil e de união estável, exigida exclusivamente para pensionistas (exceto menores de 18 anos); extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); além de outros documentos que eventualmente venham a ser solicitados durante o processo.

Aposentados e pensionistas que não tiverem acesso à internet poderão realizar o Censo Previdenciário de forma presencial. Para isso, será necessário agendar atendimento, em horário comercial, junto à entidade responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos municipais de Toledo. O agendamento deve ser feito pelo telefone (45) 3196-2294, que também atende via WhatsApp.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real