Foto: Silmar Ramos

Nos últimos dois dias, mais de 100 mesatenistas disputaram no Yara Country Clube, a etapa única do Estadual 2020

Ao encerrar neste domingo, 25, no Yara Country Clube, as disputas do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa, etapa única de 2020, além de títulos, Toledo também venceu o seu maior desafio na pandemia que era evitar as contaminações do novo coronavírus.

Durante os dois dias, a Federação de Tênis de Mesa do Paraná (FTMP) precisou colocar em prática um protocolo internacional de segurança elaborado a partir de um plano de contingência usando dados da Confederação Brasileira (CBTM).

Foto: Silmar Ramos

O técnico local e vice-presidente da FTMP, Emerson Jeronimo, explica que os desafios foram mútuos para realizar a competição em tempos de pandemia. Segundo o dirigente, o primeiro passo foi elaborar o protocolo, depois apresentar para os órgãos de saúde para conseguir a liberação e também convencer os técnicos e dirigentes de que seria possível realizar os jogos dentro de um protocolo que não deixasse dúvidas quanto a segurança de todos os envolvidos.

“Foi uma preocupação constante, pois também precisamos mostrar para os atletas a importância de seguir todas as recomendações. Todos que entraram no ginásio precisaram passar álcool em gel e tiveram a temperatura corporal medida. Em quadra, os atletas jogavam apenas num lado da mesa e quando os jogos terminavam, era feita toda a higienização, como também acontecia de forma constante nos banheiros”, explica o dirigente.

Para Jeronimo, foi uma competição diferente. “Infelizmente as crianças, que mostram o trabalho de base dos municípios e as categorias veteranos, mais de 50 anos, não puderam participar por conta das restrições Entendemos que este é um momento difícil, mas peço que todos compreendam essas medidas para que o quanto antes tudo possa voltar a normalidade”, finaliza o treinador.

Foto: Silmar Ramos

PARCERIA  

Esta etapa do Estadual contou com a participação de 102 atletas de 13 a 50 anos, nas categorias ouro e prata e outros nove atletas na categoria bronze (iniciantes) e em torno de 20 pessoas, entre arbitragem e coordenação. O presidente da FTMP, professor Edson Marroque, elogiou a parceria com o Clube Yara.

“Essa foi a primeira vez que o Yara recebeu uma etapa do Estadual e não nos deixa dúvidas que poderá ser um grande parceiro da Federação para outros grandes eventos. Só temos a agradecer ao presidente Ivo Grizza e toda diretoria por nos fornecer o suporte necessário para realizar o Estadual em um momento bem diferente dos outros anos”, destaca o dirigente.

O Yara Country Clube voltará a receber a elite do tênis paranaense em outras duas oportunidades ainda neste ano. Nos dias 7 e 8 de novembro, acontece a 8ª edição do Torneio Internacional Antônio Kimura e nos dias 27 e 29 de novembro, acontecem os Jogos Abertos do Paraná. 

TÍTULOS DA CASA

No último dia de disputas, os donos da casa garantiram duas medalhas de ouro com Josimar Silveira (sênior) e Cezar Schacht (veterano 5) e ainda uma de prata com Emerson Jeronimo (veterano 4).

O Campeonato Paranaense é uma realização da Federação de Tênis de Mesa do Paraná com apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Secretaria de Esportes e Lazer e Prefeitura de Toledo, Yara Country Clube e Secretaria de Esportes e Turismo do Paraná, órgão responsável pelo custeio de pagamentos com arbitragem e coordenação.

Foto: Mauro Bianchi

Fonte: BrOnline Notícias e Assessoria