Jacqueline Parmigiani, Cláudia Mallmann e Kelin Piccolli também registraram suas candidaturas.

Até o dia 5 de agosto, data máxima para os partidos registrarem em ATA os nomes dos postulantes na disputa dos cargos políticos das Eleições 2022, assim como a opção por federar ou não, anunciávamos os nomes de 5 candidatos ao cargo de deputado federal. Contudo, em uma busca nos registros oficiais, feita pelo editor, jornalista Fernando Braga, eis que apareceram mais três nomes de mulheres que também pretendem disputar as vagas.

Serão 8 candidatos, e não mais 5

Lembram da tal Jacque Parmigiani (PT), aquela que nem mora mais em Toledo, mas que aqui mantém seu domicílio eleitoral, e que postou em rede social uma arte onde estava escrito ‘O AGRO É LIXO, O AGRO É MORTE’? Essa mesma é uma que registrou candidatura e concorrerá com seu correligionário Elton Welter, que também é candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. A segunda nova candidatura encontrada é de Cláudia Mallmann, do PSOL, que concorreu à Prefeitura de Toledo em 2020. A terceira mulher entre as novas postulantes a uma cadeira na Câmara dos Deputados é Kelin Piccolli, analista de sistemas e representante do Agro, que está se candidatando pelo Partido NOVO.

6 candidatos a deputado estadual em Toledo

Quanto ao cargo de deputado estadual, continua com os mesmos 6 pretendentes: o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt (UB44), o ex-prefeito Lucio de Marchi (Progressistas), o empresário Beto Ignácio (PSDB), Graziela Gobatto (REP), tia das bolachas (PL) e Antônio Sergio Freitas (PV).

Sai chumbinho, entra Edmundo

O ATO nº 29, publicado no Órgão Oficial, concede licença ao vereador Chumbinho Silva e convoca o suplente Nilson Fernandes de Aguiar, o Edmundo, para assumir a vaga, do dia 15 de agosto a 13 de setembro.

Sai Varela, entra Paludo

Da mesma forma, o vereador Pedro Varela, do Progressistas, pediu licença não remunerada e abriu espaço ao suplente Ademir Paludo, que assumirá a cadeira na próxima semana.  

NOTA À IMPRENSA

Sergio Moro, ex-juiz e pré-candidato ao Senado pelo Paraná, emitiu nota à imprensa sobre as falsas informações de que ele estaria inelegível. A notificação em questão foi encaminhada a todos os partidos e candidatos ao Senado no Paraná. O documento assinado pelo advogado de defesa de Moro, Gustavo Guedes, comprova que as certidões do candidato estão em conformidade e não há brecha jurídica para que a validade da candidatura seja questionada.

De acordo com a defesa, qualquer tentativa de impugnação é tida como mais uma manobra política. Ao levantar suspeitas a respeito da candidatura o partido ou candidato poderá ser enquadrado pela lei eleitoral. O artigo 25, indicado na notificação, diz que constitui crime eleitoral tentativa de tornar inelegível, ou de impugnar de registro de candidato, deduzida de forma temerária ou de manifesta má-fé. A pena pode ser detenção de 6 meses a 2 anos, e multa.

Veja a notificação:

Entrevistas de sábado

Nesse sábado,13, estarei abrindo espaço a dois novos nomes que concorrem à vaga de deputado federal em Toledo. Sargento Vanderlei, hoje na Reserva, é um pré-candidato filiado ao PROS, e Marcelo da Rosa, um estradeiro conhecido como ‘Solitário’, que muito ajuda sua classe, também é pré-candidato e está filiado ao partido Cidadania. Já o professor Ricardo Santos, o “Ricardinho do Judô”, presidente do Republicanos, vai falar de sua candidata a deputada estadual, Graziela Gobatto, que não poderá estar presente por ter agenda em Curitiba.