Os profissionais de saúde de Toledo adotaram para efeito de acompanhamento da pandemia uma Matriz de Risco que leva em consideração vários indicadores. Para cada situação é atribuída uma pontuação e o resultado final indica o risco de contágio do novo coronavírus entre a população. 

Toledo estava na bandeira amarela entrou na laranja essa semana, o que significa, conforme a Matriz de Risco adotada, que estamos em risco moderado para a Covid-19. Na última semana tivemos aumento no número de casos, aumento no percentual de testes RT-PCR com resultado positivo e, infelizmente, no número de óbitos registrados. 

A Matriz de Risco é composta pelas seguintes cores: verde, para risco muito baixo; amarelo, para risco baixo; laranja, para risco moderado; vermelho para risco alto; e roxo para risco muito alto. 

Na análise da semana 33, que compreende o período de 9 a 15 de agosto, outro ponto de atenção e preocupação é o número de hospitalizações pela COVID-19. Portanto, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade dos cuidados de prevenção e higiene quanto à COVID-19. 

Lembrando que todas as medidas adotadas procuram manter o equilíbrio entre o funcionamento da cidade e o controle da transmissão do novo coronavírus, de forma a minimizar riscos e preservar a saúde da população em geral. 

As medidas de isolamento social servem para impedir o avanço do coronavírus, com diminuição da transmissão do mesmo entre a população, o que somente é possível se evitarmos aglomerações e o contato com as demais pessoas, através do isolamento social. Ficar em casa e só sair se for extremamente necessário, nesse momento, é a única forma de diminuir o contágio do novo coronavírus. 

Fonte: Secom/Pref. de Toledo