Integrantes da Academia de Letras de Toledo em um dos últimos eventos presenciais, antes da pandemia. Foto: Divulgação

Em períodos difíceis, a cultura sempre acalenta a sociedade. A literatura resiste e leva esperança e a oportunidade das pessoas viajarem pelas histórias. Esse importante papel será lembrado no 15º Encontro da Academia de Letras, Ciências e Artes do Paraná (ALCA), que será realizado em Toledo de 29 a 31 de outubro, no Hotel Olinda.

Este ano o tema em destaque do evento será “Leitura na Pandemia” abordando a importância da literatura em tempos de isolamento social, em decorrência da Covid-19. Com apoio da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, o encontro será realizado pela Academia de Letras de Toledo (ALT) e reunirá escritores, jornalistas, intelectuais, professores, dirigentes e agentes culturais representando dezenas de academias do Estado.

O evento tem como objetivos principais a valorização dos escritores locais e regionais, assim como a disseminação da literatura e da cultura. A presidente da ALT e ALCA, Lucrecia Welter Ribeiro, comenta que sediar um encontro dessa dimensão é desafiador e motivador, ainda mais em um ano de retomadas e readaptações. Como medida de segurança e combate à pandemia, o evento ocorrerá com público limitado presencialmente, com todos os cuidados para a preservação da saúde dos participantes.

“Estamos empenhados em preparar o melhor para as instituições literárias visitantes. E pela primeira vez na história dos Encontros de Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná, o evento acontecerá de forma híbrida. Teremos até uma palestra transmitida da Itália, com a possibilidade de interagir com o palestrante. A programação conta ainda com palestrantes de Cascavel e as presenciais, vindas do Rio de Janeiro”, detalha.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Incentivo

O evento, de promoção cultural voltada à comunidade, é apoiado através da Lei de Incentivo Fiscal pela Prati-Donaduzzi. Para o diretor de Marketing da farmacêutica, Edilson Bianqui, a parceria em eventos culturais e educacionais faz parte da essência da empresa.

“Nossa missão é pautada no cuidado com a saúde dos brasileiros e isso vai além da produção de medicamentos. Somos responsáveis com a nossa comunidade e valorizamos iniciativas que promovam o bem-estar das pessoas. Estamos felizes em participar de um evento que contribui para a democratização da literatura e coloca Toledo na rota cultural”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prati-Donaduzzi