Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo sedia neste fim de semana o 27º Encontro Paranaense de Alcoólicos Anônimos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Realizado nos dias 27 e 28 no Centro de Eventos Ismael Sperafico, o encontro reúne membros das áreas 17 e 37 do estado. Foto: arquivo pessoal

Por Marcos Antonio Santos

Cidade recebe o evento pela terceira vez, tornando-se a única do estado a sediar três edições do Encontro Paranaense de AA

Neste fim de semana, dias 27 e 28, (sábado e domingo) acontece em Toledo, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, o 27º Encontro Paranaense de Alcoólicos Anônimos e Al-Anon. Esta será a terceira vez que o município sedia o evento, tendo recebido anteriormente em 2002 e 2012. Toledo, assim, torna-se o único município do Paraná a sediar três edições deste encontro.

Historicamente, o evento era realizado a cada dois anos e separado por áreas. Hoje, as áreas 17 e 37 (que dividem o estado geograficamente) se revezam para sediar o encontro em anos alternados, visando alcançar um público maior. “A Área 17 abrange o Norte, Sudeste e Oeste do Paraná, enquanto a Área 37 compreende Curitiba, região metropolitana, litoral e parte dos Campos Gerais”, explica o integrante do AA, José Carlos.

Ele disse que este encontro é considerado o único evento festivo de Alcoólicos Anônimos no estado — os demais são encontros de serviço, focados em planejamento e eleição de servidores.

A população pode participar

Conforme José Carlos, as reuniões e eventos de Alcoólicos Anônimos são abertos a todos que queiram participar. Ele informa que o 27º Encontro Paranaense de Alcoólicos Anônimos para os membros terá um custo de inscrição de R$ 70,00, que cobre despesas básicas do encontro. As refeições são opcionais e custam R$ 150,00 por pessoa, incluindo:

Sábado (almoço): Costelão

Sábado (jantar): Arroz carreteiro

Domingo (almoço): Porco no Rolete

Para o integrante do AA, Luiz Carlos, Toledo está sendo privilegiada por sediar, pela terceira vez, o Encontro Paranaense de Alcoólicos Anônimos — algo inédito no Paraná. “Para muitos membros, esses encontros são transformadores. Um exemplo é meu próprio caso: participei pela primeira vez em Maringá, com apenas seis meses de sobriedade, e foi lá que compreendi de fato minha condição e dei início à minha recuperação. Esses encontros permitem a troca de experiências com pessoas de diversas cidades e até de outros países, o que fortalece o vínculo com o programa e amplia a visão além do grupo local. É uma oportunidade valiosa para todos os que estão na jornada da sobriedade”.

Toledo recebeu o encontro em 2012

Luiz Carlos recorda que participou da segunda edição do evento realizado em Toledo. “No Centro de Eventos, participei em 2012 e também em outros encontros, como o Encontro Paranaense. Sempre houve uma grande expectativa de reunir muitos membros do grupo. A organização tem sido muito boa, mas desde a pandemia, os eventos têm registrado uma participação menor. Em Toledo, o pessoal gosta muito de voltar, talvez pela organização ou pela comida típica da região. O último evento realizado no Paraná foi no ano passado, já que durante a pandemia eles foram suspensos. Após o desmembramento da área, Curitiba passou a organizar eventos em anos alternados, alternando entre as áreas 17 e a 37, que inclui também parte de Santa Catarina”.

Expectativa e Estrutura do 27º Encontro Paranaense de Alcoólicos Anônimos em Toledo

O coordenador do evento, Zelário, disse que quando eles começaram a planejar o evento, há cerca de um ano, em setembro, a expectativa inicial era receber cerca de 300 pessoas, considerando os encontros anteriores, que vinham reunindo em torno de 200 participantes — reflexo do período pós-pandemia e de um cuidado maior com eventos presenciais.

“No entanto, Toledo tem um atrativo especial: o tradicional porco no rolete, solicitado por muitos grupos. Isso ajudou a aumentar a procura. Na última prévia, feita na quinta-feira, 17, já tínhamos cerca de 465 confirmações, e esse número continua crescendo. A estimativa atual é de que o evento ultrapasse 500 participantes, já que muitos deixam para se inscrever ou confirmar presença no próprio dia”, informa Zelário.

Participação e Programação

O evento terá presença não somente de membros do Paraná, mas também de outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, e até de países vizinhos como Paraguai e Argentina, com os quais há forte ligação no movimento.

“No sábado pela manhã, acontece o tradicional desfile das bandeiras, com cada município, estado e país representado trazendo sua bandeira”, diz José Carlos.

Foto: Gazeta de Toledo

A programação inclui palestras importantes:

Sábado, às 17h40: Palestra com um convidado de Curitiba, abordando os 12 passos de recuperação de Alcoólicos Anônimos.

Domingo, às 8h30: Palestra com o médico psiquiatra Dr. Aaron Belczak Reinert – Medicina Psiquiatria.

Sobre a programação e estrutura do evento:

Apesar de popularmente chamadas de “palestras”, dentro da Irmandade de Alcoólicos Anônimos o termo utilizado é “temas” — são compartilhamentos de experiências que visam ajudar a si mesmo e ao próximo. Portanto, o evento contará com diversos tematicistas, abordando assuntos como:

– Padrinhamento

– Período de recuperação

– Consequências do uso de álcool

– Caminhos da sobriedade, entre outros

“A única atividade que se enquadra como “palestra” será no domingo às 8h30, com o Dr. Aron Belzac Reiner, psiquiatra de Curitiba. Ele abordará as sequelas tardias do alcoolismo, que podem surgir mesmo após anos de abstinência — como cirrose, demência, Alzheimer precoce, e outros danos cognitivos decorrentes do uso prolongado de álcool. Além da parte informativa, o encontro também será uma grande confraternização, proporcionando momentos de troca, acolhimento e fortalecimento da Irmandade”, relata Zelário.

AA: Uma Irmandade Mundial e o Espírito do Encontro Paranaense

Alcoólicos Anônimos está presente em mais de 180 países e tem 90 anos de existência. “Onde quer que você vá, em qualquer sala de AA, será bem recebido. Durante este período de divulgação do Encontro Paranaense, participei de oito reuniões em diferentes grupos de Curitiba, além de encontros em Florianópolis e Chapecó (SC) — e a recepção foi sempre a mesma, como se fôssemos velhos amigos. O Encontro Paranaense de Alcoólicos Anônimos é exatamente isso: um grande reencontro de conhecidos, mesmo que alguns estejam servindo ou participando pela primeira vez. No meu caso, por exemplo, estou há quase três anos na Irmandade, e este será meu primeiro grande evento. Apesar disso, muitas pessoas já me ligam pedindo informações e conversam como se fôssemos amigos de longa data. Isso acontece porque, embora as pessoas sejam diferentes, as histórias são muito parecidas. Cada um viveu o alcoolismo de forma única, com experiências e superações próprias, mas o problema é comum, tanto para o alcoólico quanto para sua família — onde entra o Al-Anon, o grupo de apoio para familiares de alcoólicos”, diz Zelário.

Infraestrutura e hospedagem

Toledo está preparada para receber os participantes. Muitos convidados ficarão hospedados no Centro João Paulo II, que oferece alojamento e pode acomodar mais de 100 pessoas. Além disso, três hotéis já estão lotados exclusivamente para o evento — um deles, inclusive, foi reservado inteiramente por um grupo de Curitiba.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real