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Toledo se destaca no Ideb: escolas municipais conquistam nota 6,8

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Por Marcos Antonio Santos

As 32 escolas municipais de Toledo obtiveram a nota 6,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nessa quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC).

A Escola Miguel Dewes, localizada no distrito de Dez de Maio, obteve a maior nota, 8,9. Em seguida, aparecem a Escola Arsênio Heiss, com nota 8,7, e a Escola Washington Luiz, com nota 7,7. Em comparação com o Ideb de 2021, Toledo melhorou 12%, passando de 6,1 para 6,8.

A secretária municipal da Educação, Dirce Maria Kulzer, destacou que, a nível nacional, o Brasil ficou com uma média de 6,0. Já o estado do Paraná teve um grande avanço, ficando em primeiro lugar no Ideb do Brasil, com 6,7. “Toledo também teve um avanço histórico na média do Ideb e está com 6,8. Então, da última edição, que foi 2021 para 2023, tivemos um avanço de 6 pontos nessa média. Ou seja, foi o melhor índice histórico do município de Toledo. Estamos muito felizes com o resultado de uma série de trabalhos realizados na educação como um todo. Não dá para dizer que é um trabalho de um ano, mas sim uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas continuamente para que esses avanços na educação possam ser vistos.”

INVESTIMENTO – De acordo com Dirce Kulzer, o investimento na educação contempla vários aspectos. “Entre eles, a formação dos professores para que o trabalho em sala de aula possa ser realizado com qualidade, atendendo cada criança de acordo com suas necessidades. Temos planejado e ofertado formações continuadas, tanto em horário de trabalho quanto fora dele, abordando tudo o que é essencial para o desenvolvimento das crianças. O trabalho começa na Educação Infantil e se estende para todos os professores de todas as séries, especialmente para os professores do 5º ano, que é a turma avaliada na prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)”.

MIGUEL DEWES – Em 2019, a Escola Miguel Dewes obteve nota 8,5, caindo para 7,5 em 2021, período marcado pela pandemia de Covid-19, assim como todas as escolas de Toledo.

A secretária ressalta que a escola de Dez de Maio tem obtido consistentemente os melhores resultados no Ideb de Toledo. “A Escola Miguel Dewes teve nota 7,5 em anos anteriores, 8,5 em 2019 e, em 2023, 8,9. A queda em 2021 reflete o impacto da pandemia de COVID-19. Isso ocorreu em todos os níveis – nacional, estadual e municipal –, e praticamente todas as escolas tiveram um decréscimo em seus índices. No entanto, em 2023, houve uma recuperação, e quando comparamos os números de 2023 com os de 2019, vemos que as escolas conseguiram avançar em relação àquele ano anterior à pandemia. As escolas estaduais também tiveram o segundo melhor resultado no Ideb e estão comemorando. Para nós, é motivo de alegria, independentemente da escola. Se analisarmos, todas as escolas que avançaram de 6% para 6,3% conquistaram uma vitória. Esse é o mérito do trabalho das equipes de cada escola. Parabenizamos todos e agradecemos pelo grande trabalho e dedicação à educação do município”, avalia Dirce.

A Escola Arsênio Heiss, com nota 8,7, Foto: arquivo

18 MIL ALUNOS – Ela acrescentou que, quando se fala em bom atendimento aos alunos matriculados, a rede municipal conta com mais de 18 mil matrículas. “É um público grande, atendido diariamente nas escolas. Outro investimento significativo é o assessoramento pedagógico, que é dado a partir da análise das provas externas. Uma das provas que aplicamos, pela Secretaria Municipal da Educação, é a Prova Toledo, por exemplo, uma avaliação diagnóstica aplicada no início do ano para alunos do 2º ao 5º ano. Ela oferece dados importantes sobre o desempenho da rede municipal, das escolas, das turmas e de cada aluno matriculado. A partir dessa avaliação, identificamos quais descritores precisam ser retomados e trabalhados com mais afinco, e assim o assessoramento pedagógico é direcionado para que o professor em sala de aula possa realmente focar no que precisa ser melhorado na aprendizagem de cada criança. Todos esses investimentos foram refletidos na melhoria da média do Ideb em Toledo, que passou de 6,1 para 6,8”, afirmou Dirce Kulzer.

IDEB – O Ideb combina o enfoque pedagógico das avaliações em larga escala com a possibilidade de resultados sintéticos e facilmente assimiláveis, permitindo traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem equilibra as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação dos alunos sem qualidade, os resultados das avaliações também indicarão a necessidade de melhoria.

O índice é um importante condutor de políticas públicas voltadas para a qualidade da educação. É a ferramenta para o acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que estabeleceu como objetivo para 2022 alcançar uma média de 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

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