Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo registra mais um caso de feminicídio; mulher é encontrada morta em casa

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

Da Redação

Uma tragédia abalou a comunidade de Toledo na tarde desta quinta-feira (13). Vanessa Tatiane, 37 anos, foi encontrada morta dentro de sua residência no bairro Santa Clara 4, vítima de golpes de arma branca no pescoço.

Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu após uma discussão com o companheiro, de 27 anos, que fugiu do local em um Renault Clio. Vanessa vivia com o homem há cerca de dois anos e ele era padrasto de sua filha de 15 anos e de um bebê de 2 anos. A adolescente encontrou a mãe caída, sem sinais vitais, enquanto a criança chorava ao lado.

O caso reforça a gravidade do problema dos feminicídios em Toledo. Em 2024, o município registrou pelo menos 7 casos entre tentados e consumados. No Paraná, entre janeiro e setembro de 2025, foram contabilizados 64 feminicídios, contra 71 no mesmo período de 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu estiveram no local para prestar socorro e isolar a área, enquanto buscas pelo suspeito seguem em andamento. Qualquer informação sobre o paradeiro do autor deve ser comunicada pelo telefone 190 ou 181.

O episódio reforça a importância de políticas públicas de prevenção à violência contra a mulher, como programas de proteção e monitoramento, que buscam reduzir esses índices e oferecer apoio às vítimas e familiares.

Dados sobre feminicídios em Toledo e no Paraná

Segundo o relatório Monitor de Feminicídios no Brasil – 2024, da Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM), Toledo registrou 7 casos consumados e tentados de feminicídio no primeiro semestre de 2024.

No âmbito estadual, o Secretaria da Segurança Pública do Paraná aponta que, entre janeiro e setembro de 2025, houve 64 feminicídios no Paraná, contra 71 no mesmo período de 2024 — uma queda de cerca de 10%.

Governo do Paraná

Outro dado: nas 20 cidades-piloto onde o programa Mulher Segura foi implementado em 2024 — entre elas Toledo —, houve queda de 37,93% nos feminicídios entre 8 de abril e 30 de novembro de 2024.

Feminicídio em Toledo neste ano:

No dia 5 de março de 2025, a vítima Neide Furtuoso Chaves (38 anos) foi morta com um disparo na face em sua residência, no bairro Jardim Paulista. O crime ocorreu na Rua 21 de Abril, onde ela morava com o suspeito.

O suspeito, de 36 anos, foi preso em 17 de março de 2025, após mandado de prisão preventiva.

O suspeito compareceu à polícia em 6 de março alegando que o disparo teria sido acidental.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real