Da Redação
A Secretaria de Saúde de Toledo continua em alerta devido ao aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrados nas últimas semanas. A situação preocupa, especialmente durante o inverno, período em que doenças respiratórias tendem a se intensificar.
Em boletim divulgado no sábado, 5, pela secretaria, neste ano Toledo já registra 29 mortes por SRAG. Foram registradas mais três mortes na última semana. O problema não afeta somente pessoas acima dos 50 anos, mas também crianças. Recentemente uma criança com menos de 12 anos de idade morreu em decorrência de complicações SRAG.
BOLETIM – Toledo registra 158 casos de influenza, 311 de outros vírus respiratórios, 406 não especificada, 31 de Covid, 29 mortes. E mais 79 exames em análise.
UNIDADE SENTINELA – Em Toledo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Paulista foi transformada em Unidade Sentinela para atender casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essa unidade funciona das 7h às 19h e é especializada no atendimento de casos leves a moderados de gripe e síndromes respiratórias, além de casos mais graves, oferecendo observação e suporte de oxigênio, se necessário. A cidade também ampliou o horário de outras UBSs e implementou medidas para conter a disseminação de doenças respiratórias. Fora deste horário, a orientação é para a população procurar atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM), o Mini-hospital da Grande Pioneiro.