Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo recebe o programa estadual crianças no teatro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Neste mês de maio, as crianças com idade entre cinco e nove anos das Regiões Sudoeste e Oeste do Paraná poderão conhecer a galinha Pim-Pim, uma emocionante e divertida personagem, que vive muitas aventuras para resgatar seu ovo roubado. No meio de uma floresta perigosa, ela enfrenta as dificuldades de uma chuva forte e a terrível Raposa Vermelha, para salvar seu ovo.

Em Toledo, o espetáculo está sendo apresentado nesta semana, a primeira sessão foi nessa manhã de quarta-feira, 8, e haverá outra apresentação na parte da tarde. Nesta quinta-feira, 9, serão mais duas apresentações no período da manhã e da tarde, no Teatro Municipal. O espetáculo deve receber mais de 40 escolas de Toledo e de cidades vizinhas ao longo das apresentações, os agendamentos com a instituições de ensino foram realizados por meio de parceria com a Secretaria de Educação.

A peça de teatro do Grupo Obragem de Curitiba integra o programa Crianças no Teatro do Governo do Estado do Paraná executado pela Secretaria Estadual da Cultura e Palco Paraná com patrocínio da Audi Brasil. O objetivo central do projeto é levar a arte do teatro e proporcionar o acesso à cultura de forma gratuita para crianças entre 6 e 12 anos de escolas públicas de todas as regiões do Paraná.

Segundo o diretor da peça, Eduardo Giacomini, “A galinha Pim-Pimconta uma história de transformação! A peça apresenta uma narrativa poética, que estimula o senso crítico da plateia e desperta para uma reflexão de comportamento. Com dramaturgia composta pela combinação de narração; ações; bonecos; e projeções, a peça mostra que o amor pode transformar as pessoas”.

Foto: assessoria

HISTÓRICO

Desde sua estreia em 2015, a peça realizou várias temporadas em diferentes cidades do Paraná e mostras e em 2016 foi indicada ao Troféu Gralha Azul nas categorias de atriz (Olga Nenevê); direção (Eduardo Giacomini) e espetáculo para crianças (Grupo Obragem de teatro).

O Grupo Obragem foi fundado em 2002, pelos artistas Eduardo Giacomini e Olga Nenevê, com o objetivo de LIGAR AS PESSOAS e promover EXPERIÊNCIAS, que estimulem novas visões de mundo. O grupo totaliza mais de 20 produções, com trabalhos para adultos e crianças. Participou de importantes eventos como: Festival Internacional de São José do Rio Preto; Filo; circulou pela Caixa Cultural SP e BA; SESI/SP e SESI/PR, além de aculmular diversos prêmios como Troféu Gralha Azul; Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2015; 2012; 2009 e 2007); Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2007; Prêmio Arte Paraná da SEEC PR 2017 e 2014.

Para aproximar o público da obra, antes de cada sessão será realizada a  mediação “Arte e transformação – passos para o crescimento humano”, que pretende mostrar que o teatro é uma forma de aprender e de pensar sobre a realidade. Ainda, em cada cidade da circulação haverá uma sessão com intperprete de libras para atender o público portador de deficiência auditiva.

Ficha técnica:

Direção: Eduardo Giacomini

Elenco: Olga Nenevê e Ane Adade

Música Original: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Bonecos: Eduardo Santos

Cenário e figurino: Eduardo Giacomini

Designer gráfico e projeções: Alessandra Nenevê

Operação de iluminação: Alexandre Luft

Assistente de produção: Leandro Oliveira

Produção: Grupo Obragem de Teatro

Fonte: assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real