Foto: Divulgação/Secom

Toledo acaba de receber mais 10 mil unidades da vacina contra a Influenza, que estão disponíveis em quase todas as unidades de saúde do município – exceto a do Cosmos, que está atendendo exclusivamente pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19. Podem receber proteção contra os tipos de vírus causadores da gripe mais comuns e perigosos no Brasil  [“A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonais] qualquer pessoa que tenha mais que seis meses de idade e que tenham recebido uma das doses do imunizante contra a Covid-19 há mais de 14 dias.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, destaca os benefícios da vacina contra a Influenza. “É muito simples ser imunizado. Basta comparecer com documentos pessoais e carteirinha em mãos durante o horário do funcionamento das unidades de saúde e receber a dose. É um método seguro e eficaz para as pessoas terem um inverno muito mais tranquilo, ainda mais com a previsão de mais ondas de frio que estão previstas para este mês”, salienta.

Até esta segunda-feira (2), 45.770 unidades do imunizante contra a Influenza foram aplicadas no município. Contudo, os grupos prioritários da campanha não atingiram a cobertura vacinal de 90%, considerada como ideal. crianças de 6 meses a 5 anos (80%), trabalhadores de saúde (78,4%), gestantes (72,8%), idosos (67,5%) e puérperas (58,4%). 

Cleunice manifesta preocupação com esta situação. “Baixas coberturas vacinais são absolutamente inaceitáveis, pois, além de comprometer os objetivos de controle de doenças, propicia um acúmulo de pessoas desprotegidas, suscetíveis, em todos os grupos etários e com risco de terem doenças respiratórias que podem ser evitadas com a vacina contra a Influenza”, alerta. “Aos idosos de Toledo, um lembrete importante e especial: em outros anos, vocês foram exemplos na busca pelas doses deste imunizante em todo o Brasil. Não deixe de se proteger contra a gripe, pois as doses contra a Covid-19 não os protege contra os demais problemas respiratórios. Uma vacina é tão importante como a outra”, salienta.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação