Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo realiza I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Na segunda-feira (30), teve início a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Toledo, organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família. O encontro, realizado como um espaço democrático de escuta e construção coletiva, teve um público de 84 pessoas e discutiu o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”

A abertura da conferência contou com uma apresentação cultural de batalha de rimas, pelos integrantes do coletivo Mc’s de Batalhas de Toledo, NZ Reins, Mano Gu e Brad. No decorrer do dia, os trabalhos seguiram com discussões que resultaram na aprovação de 54 propostas e eleição de quatro delegados, sendo dois do governo e dois da sociedade civil, para a Conferência Estadual.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle, ressaltou a importância de fortalecer ações efetivas contra o racismo, destacando que o município avançou com a formação do conselho, a aprovação da legislação de cotas e a realização de projetos como o Município Antirracista. Para ele, não basta promover a igualdade racial, é preciso agir de forma integrada.

“Deixo a Câmara Municipal à disposição para que as ideias debatidas hoje sejam levadas adiante, até em nível estadual e nacional. As políticas públicas precisam funcionar como uma teia, envolvendo União, Estado e Município, para garantir a promoção real da igualdade racial”, enfatizou Baierle.

Foto: Wanderson Schumacher/Secom

A secretária de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família, Sheila Delava, ressaltou que encontros como esse são fundamentais para reforçar a luta por direitos e igualdade, lembrando que cada pessoa carrega particularidades de origem, pensamento e postura, e que só haverá uma sociedade verdadeiramente igualitária quando houver respeito mútuo e reconhecimento das diferenças.

“Este é um momento rico de conhecimento, onde todos têm a oportunidade de expor seu parecer. Conversem nos grupos, entrem no debate, exponham suas opiniões sem medo, porque se sairmos daqui sem falar o que queremos, nada muda. Contamos com o apoio e colaboração de todos”, afirmou Sheila.

A presidente do Compir, Eliana Teixeira Pinto Massola, destacou que é “com muita honra e satisfação” que a entidade promove o debate por uma sociedade mais justa e igualitária, abordando democracia, justiça social e reparação. Ela ressaltou que é preciso vigilância constante, pois “o racismo é vigilante e acontece de forma naturalizada”. Para ela, eventos como a conferência devem sensibilizar a sociedade para que “sejamos todos tratados de forma igual” e sirvam de espaço para novas ações reparatórias.

A conferência ainda contou com a presença do vereador Marcos Zanetti; o promotor de justiça, José Roberto Moreira; e o representante do Movimento Enegrecer, Alex Oliveira da Conceição.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2785 – 18/06/2025

Cotações em tempo real