Foto: Reprodução

O Setor de Endemias do Município de Toledo iniciará nesta segunda-feira (04/01) o primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa), ação que percorrerá 2.000 residências e lotes baldios de todos os bairros da cidade para verificar em quantos deles há focos do mosquito que transmite várias doenças. A ação durará entre três a quatro dias úteis sem chuva e ajudará a compreender a extensão do risco de surgimento de uma epidemia de dengue.

De acordo com o coordenador do Setor de Endemias, Selídio Schmitt, o roteiro de visitas dos agentes será elaborado de forma aleatória. “Existe um programa do Ministério da Saúde que faz um sorteio que garante que 5% dos imóveis de cada bairro tenha sua situação verificada”, explica. “Além de não deixar água acumulada no quintal, descartando tudo aquilo que pode servir de criadouro para o Aedes, é importante que a população nos ajude recebendo bem os agentes, não criando dificuldades para este trabalho. Infelizmente, em virtude do medo de infecção pelo novo coronavírus, muitas pessoas não os estão deixando entrar e isso precisa mudar”, comenta.

Até esta terça-feira (29), Toledo tinha 189 notificações de dengue. Destes casos suspeitos, 170 foram descartados, 3 casos autóctones foram confirmados e outras 16 pessoas aguardam resultado de exame laboratorial. “Sempre que alguém com quadro suspeito desta doença é atendido nas unidades de saúde, o médico recomenda fazermos varreduras num raio de 300 metros da residência do paciente. E o que temos visto durante este trabalho não é nada animador, pois estamos vendo o mosquito se reproduzir com facilidade e isso pode causar em um crescimento vertiginoso de casos de dengue, sobrecarregando ainda mais um sistema que está atuando no limite para atender as pessoas com Covid-19”, alerta Selidio.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação