Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo pode ganhar Semana do Cosplay com novo projeto de lei

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

Da Redação

Em audiência pública na Câmara de Vereadores de Toledo, nesta quarta-feira, 6, a partir das 9h, estará em pauta o Projeto de Lei n° 91/2025, que “Institui a Semana do Cosplay”, de autoria dos vereadores Genivaldo Jesus (PSD) e Bruno Radunz (Republicanos). No mesmo encontro, a comunidade terá a oportunidade de debater a proposta que “Institui a Semana da Conscientização Digital nas escolas” (PL n° 46/2025), também proposto por Genivaldo Jesus.

Para o vereador Bruno Radunz, o PL é o reconhecimento de um movimento cultural legítimo.

“Estamos aqui para dialogar sobre o Projeto de Lei nº 91 de 2025, que propõe a criação da Semana do Cosplay em Toledo. E o que nos move com essa proposta é muito mais do que uma simples comemoração — é o reconhecimento de um movimento cultural legítimo, criativo e cada vez mais presente entre os jovens e também entre adultos apaixonados por arte, imaginação e identidade. O cosplay, para quem ainda não conhece bem, é quando as pessoas se vestem e interpretam personagens de filmes, animes, histórias em quadrinhos, séries e jogos. Mas não é só colocar uma roupa bonita. O cosplay envolve pesquisa, talento, confecção artesanal, maquiagem, atuação e, principalmente, muito amor pela cultura”, afirma Bruno Radunz.

JUSTIFICATIVA DO PL

O cosplay é uma prática que promove a criatividade, autoestima, expressão artística e inclusão, especialmente entre jovens e adolescentes. É um movimento que reúne fãs da cultura pop e contribui com o turismo cultural e o desenvolvimento da economia criativa.

Incentivar o cosplay como expressão cultural permite dar voz à juventude e oferecer alternativas saudáveis e educativas de lazer, além de valorizar talentos locais em artesanato, costura, atuação e caracterização. A institucionalização de uma semana temática fortalece a identidade cultural do município e amplia a participação comunitária.

O cosplay, expressão artística que combina fantasia, performance e identidade, tornou-se um fenômeno cultural global, especialmente entre jovens e entusiastas da cultura pop. Inspirado por personagens de animes, filmes, HQs, séries e jogos, o cosplay transcende o entretenimento e se estabelece como uma poderosa ferramenta de inclusão, criatividade e

valorização da diversidade.

Ao incentivar eventos e atividades relacionados ao cosplay, o município promove não apenas a cultura pop, mas também o respeito à pluralidade de estilos, corpos, origens e histórias. O ambiente cosplay é conhecido por acolher pessoas com diferentes habilidades, identidades e condições sociais, funcionando como um espaço seguro para expressão pessoal e socialização.

Além disso, o projeto fomenta o empreendedorismo criativo, estimulando áreas como design de figurino, maquiagem, fotografia, produção audiovisual e criação de conteúdo digital. É uma oportunidade para que artistas locais se destaquem e interajam com o público de forma inovadora.

Investir em ações como esta fortalece a juventude, impulsiona o turismo cultural, movimenta a economia criativa e reafirma o compromisso do município com a cultura acessível, inclusiva e transformadora, essa iniciativa busca fortalecer a cultura acessível no município, unir diferentes gerações e fomentar talentos locais ligados à arte, moda, audiovisual e performance.

Data: 6 de agosto (quarta-feira)

Hora: às 9h

Local: Auditório e Plenário Edílio Ferreira – Câmara de Toledo

Transmissão: https://www.youtube.com/@camaratoo/streams

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2784 – 28/05/2025

Cotações em tempo real