Foto: Arquivo pessoal/Redes sociais

O advogado e professor universitário estava internado há cerca de duas semanas em Curitiba

Da Redação

Na manhã desta segunda-feira (22), faleceu em Curitiba o Dr. Jomah Hussein Rabah, um dos mais conceituados advogados criminalistas de Toledo.

A advogado, que também era professor do curso de Direito, contraiu a Covid-19 e estava internado na capital paranaense há cerca de duas semanas, ocupando um leito de UTI. Sua esposa, a também advogada Solange Silva, estava em Curitiba acompanhando o internamento e por volta das 10 horas foi chamada ao hospital. Assim que recebeu a notícia, ela informou a OAB Subseção de Toledo.

A presidente da entidade, Dra. Ane Dulaba, emitiu o seguinte comunicado: “É com pesar que comunicamos o falecimento de Dr. Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, decorrente de complicações pela COVID.  Em breve maiores informações! Nossos sentimentos aos amigos e familiares”.

Além da Ordem dos Advogados do Brasil, familiares e a Unipar, onde Dr. Jomah lecionava, também se manifestaram lamentando a perda. Com uma carreira próspera e bem consolidada na advocacia, ele chegou a ser assessor jurídico da prefeitura na primeira gestão de Beto Lunitti (2013-2016).

Advogados e demais colegas de profissão estão se mobilizando para definir o que pode ser feito quanto ao sepultamento. Se houver possibilidade de translado, o corpo poderá ser trazido para os atos fúnebres em Toledo.

A Unioeste, outra universidade onde o Dr. Joma atuou, emitiu a seguinte nota de pesar:

Nota de pesar a um defensor da Causa Pública – Dr. Jomah

O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) lamenta o falecimento do doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah, que trabalhou como assessor jurídico em dois períodos: de 2003 a 2009 e entre 2012 e 2013. Um grande defensor da universidade pública. O falecimento ocorreu por complicações ligadas à covid-19.

Jomah possuía graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Era professor da Universidade Paranaense – UNIPAR e Assessor Jurídico do Município de Toledo. Também fez uma especialização na Unioeste Toledo e foi aluno de mestrado da Unioeste.

“Era um defensor da universidade e tinha uma visão valiosa para a instituição, um verdadeiro amigo da Unioeste. É uma perda lamentável para esse vírus que toma as pessoas que mais contribuem com a questão jurídica da coisa pública – a chamada reles pública”, comentou o professor Moacir Piffer, ex-Diretor-Geral do Campus de Toledo e responsável pela entrada de Rabah na Unioeste.

“Foi uma pessoa extremamente competente, muito dedicado à defesa da instituição. Com isso a gente fica entristecido por causa da falta que ele fará em Toledo, pela forma como ele se conduzia no trabalho. De maneira ética e rígida com relação à defesa do estado de direito”, relatou o professor José Dilson Silva de Oliveira, ex-Diretor-Geral do Campus de Toledo que trabalhou diretamente com o Dr. Jomah.

“Ele era um grande ser humano. Estava sempre disposto a ajudar, tanto a universidade quanto as pessoas que nela trabalham”, declarou Plínio Ribeiro Fajardo Campos, ex-Diretor Geral do Campus de Toledo.

A Unioeste presta solidariedade aos amigos e familiares enlutados pela perda de Jomah Hussein Ali Mohd Rabah.