Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo passa por renovação de quase 50% na Câmara Municipal

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

A Câmara de Toledo terá mudanças na composição de parlamentares. A partir de 1º de janeiro de 2025, a 18ª Legislatura será formada por dez vereadores reeleitos da atual disposição. Entre os nove novos vereadores, sete foram eleitos pela primeira vez.

Os dezenove vereadores eleitos em Toledo, neste domingo, dia 6, somaram juntos 25.173 votos. Destaque para Marli do Esporte, que recebeu 2.604 votos (3,42%), o professor Oseias Soares, com 1.743 votos (2,29%), e Chumbinho (PP), com 1.603 votos (2,11%).

Marli agradeceu pela sua votação: “Obrigada, é um número bastante expressivo conquistado, gratidão. Tenho apenas a agradecer por tudo o que Toledo sempre me proporcionou, desde o meu nascimento aqui, sempre com coisas boas. Obrigada. Minha trajetória está muito ligada à educação e ao esporte. Fui professora no município, em sala de aula, no pré-escolar e na quarta série. Depois, no Estado, atuei como professora de educação física e, na prefeitura, trabalhei sempre com esporte, geralmente com a modalidade de basquete. Agora, estou aposentada há cinco anos pelo Estado. Na prefeitura, me dediquei à Secretaria de Esporte e Lazer e também à Secretaria de Educação”. Em 2020, mesmo sendo a mais votada com 1.621 votos, Marli não conseguiu sua eleição devido ao quociente eleitoral.

Dos 19 atuais vereadores desta legislatura, apenas Genivaldo Paes (PL) não concorreu nesta eleição. Dos 18 que disputaram, 10 foram reeleitos: Oseias, Chumbinho, Genivaldo Jesus, Valtencir Careca, Bozo, Gabriel Baierle, Roberto Souza, Olinda Fiorentin, Dudu Barbosa e Jozimar Polasso.

Não foram reeleitos: Beto Scain (MDB), Damião Santos (Cidadania), Geraldo Weisheimer (PL), Leoclides Bisognin (MDB), Marcelo Marques (PRD), Marly Zanete (União), Pedro Varela (PP) e Valdir Rossetto (PL). A definição dos candidatos eleitos para as câmaras municipais é baseada em dois quocientes: o quociente eleitoral e o quociente partidário – por isso, nem sempre o candidato mais votado garante a vaga.

As novidades entre os eleitos incluem: Marli, Valdir Gomes, Zoia, Marcos Zanetti, Japonês, Bruno do Allmayer, Jairo Cerbarro, Katchi Nascimento e Ricardo Santos do Judô. A taxa de renovação do Legislativo será de 47,36%.

Candidatos com menos votos: Dani Patrício (PDT) recebeu 8 votos, Silvana De Luca (PDT) teve 7 votos, Leila Alvim (AGIR) também 7 votos, e Judite Jeggli (PRD) ficou com 4 votos.

Ranking dos partidos entre os vereadores eleitos:

– PP: 26,32%

– MDB: 15,79%

– PL: 10,53%

– PSD: 10,53%

– Republicanos: 10,53%

– União: 10,53%

– Cidadania: 5,26%

– DC: 5,26%

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2789 – 08/08/2025

Cotações em tempo real