Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo oficialmente está em epidemia de dengue

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Mesmo com as ações dos ‘Ecopontos Itinerantes’, que já recolheram toneladas e toneladas de lixo em alguns bairros de Toledo, o município decretou epidemia de dengue. Somente no último fim de semana no Jardim Bressan foram cerca de 105 toneladas de volumosos e mais cinco toneladas e material reciclável e contou com a presença de 150 voluntários.

Decreto Nº 1.073/2024 declara situação de emergência por conta da dengue no município de Toledo. Conforme o boletim epidemiológico divulgado na última sexta-feira, 16, o município atingiu 601 casos confirmados, configurando perigo à saúde pública. O decreto valerá por 90 dias, mas poderá cessar antes de tal período, caso o índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti seja menor do que 1%.  “Toledo decretou epidemia, e tivemos uma morte confirmada por dengue de um morador do Coopagro”, informa coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian König.

A Secretaria de Saúde teve a confirmação do primeiro óbito por dengue no atual ano epidemiológico (que teve início em agosto de 2023). Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 62 anos de idade, com início dos sintomas em 1 de fevereiro, com atendimento ambulatorial. No dia 6 foi admitido no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). No dia seguinte foi transferido para a rede hospitalar vindo a óbito no dia 9.

DECRETO – A medida é necessária para a adoção das ações preconizadas pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Nacional de Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, assim como no Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, conforme Lei “R” nº 165/2009 e suas alterações, para eliminação dos vetores transmissores do vírus da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela e para o controle das doenças por eles causadas.

Além de ações já colocadas em prática pelo Secretaria de Saúde, o decreto autoriza requisitar pessoal, veículos e equipamentos dos demais órgãos da administração, bem como facilita a compras de medicamentos e insumos de forma emergencial, além de contratação de pessoal e organização de escalas extraordinárias.

Ecoponto no Bressan contou com 150 voluntários. Foto: redes sociais

COLABORAÇÃO DE TODOS – Se as ações do município demoraram para evitar uma epidemia de dengue em Toledo não tem como se afirmar.  Neste momento debates sobre a gestão pública não irá trazer de volta o senhor que morreu em razão da dengue, mas a colaboração de todos para evitar a proliferação dos mosquitos e de mais notícias tristes ainda dependem de cada um dos moradores de Toledo. “Fizemos um bloqueio no Bressan antes do Ecoponto e encontramos mais de 100 focos de Aedes aegypti. Infelizmente a população não tem conscientização do perigo dessa doença e temos que alertar a população.  Precisamos mudar os hábitos das pessoas, que precisam limpar os seus quintais. Irá começar a aparecer mais mortes pela doença, e outros que irão necessitar de cuidados.  Não estamos vencendo de aplicar as multas. As larvas do mosquito estão por todo lugar, é preciso fazer o dever de casa para mudar essa situação”, alerta Lilian König.  

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2783 – 23/05/2025

Cotações em tempo real