Cessna Gran Caravan, aeronave adotada pela Azul em seus 10 novos destinos no Paraná. Foto: Azul

Toledo é uma “ilha” formada por grupos de gente que só olha para o seu “umbigo” e seu bolso. Os resultados não poderiam ser outros: isolamento total, pela terra e pelo ar, das gordas verbas federais e estaduais disponíveis, e para piorar, sem nem um líder que bata na mesa por essa terrinha amada. Já tinha publicado aqui que a Azul faria essas novas rotas e, ninguém se mexeu, ou se fez, está hibernado.

Explico: Ao ler o site da Aeroin, maior portal de notícias sobre aviação, do Brasil e da América Latina, constei que a AZUL, a mesma que deita e rola na cabeça de nossos gestores e nossos empresários quando se trata de atender as demandas locais, tirando e colocando voos a seu bel prazer, anunciou que vai iniciar outros voos em 10 cidades do interior, o que confirma minha posição de que Toledo é abandoando mesmo.

Vejamos: há menos de 5 dias, a Azul avisou mais uma vez o cancelamento da volta dos voos diários, prevista para março. Vale lembrar que essa volta foi prevista anteriormente para o mês de setembro de 2021, depois remarcada para março de 2022, e agora, novamente cancelada. Os motivos, segundo a Cia, é de NÃO haver “tripulantes” suficientes, devido a seus afastamentos de prevenção a Covid-19.

Há uma dissonância?

Voos cancelados por estarem com seu quadro funcional isolado devido a Covid-19 e num “estalar o dedo”, ou seja, cindo dias depois, anunciam mais 10 novos voos diários de várias cidades do Interior só para Curitiba? Quem está mentindo para quem?  Mesmo que as aeronaves sejam as pequenas, não se justifica Toledo ficar de fora dessas operações. Cidade polo? Já era! Basta ver que Guaíra, vira e mexe recebe a visita do governo e em Toledo, nem para inaugurar o Ciscopar veio. Falta mesmo é representante que vá à Curitiba e coloque Toledo no mapa do Paraná para nossos governantes.

Cida Borguetti pode substituir o general Ferreira na direção-geral da Itaipu

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, pediu demissão do cargo nesse dia 25, e teve seu pedido aceito. De acordo com as informações, o anúncio foi feito na manhã desta terça, 25, em reunião com funcionários da empresa. Junto com o Ferreira, também deixarão os cargos os coronéis Robson Rodrigues de Oliveira e Aloisio Lamin, além do major Washington Vasconcelos Santana. Durante o período de transição, o cargo deve ser ocupado pelo almirante Anatalício Risden.

Cida Borguetti assume?

Especulações dentro da Itaipu Binacional apontam que a ex-governadora do Paraná, e esposa do deputado Ricardo Barros, um dos principais aliados de Bolsonaro, poderia ser indicada ao cargo. Cida atualmente ocupa do cargo de conselheira da Itaipu.

Nota de repúdio

A APROLTOL- Associação de Produtores de Leite de Toledo e Região, vem através desta, informar que repudia a decisão do CONSELEITE-PR, com relação a decisão de divulgar a resolução 01/2022, com a manutenção do preço de leite, como valor de referência, para o Estado do Paraná.

Aproltol contra a resolução

O presidente da APROLTOL, Sr. Saul Jorge Zeuckner, que participou da referida reunião, no dia 25/01/2022, foi o único contrário a aprovação de tal resolução, por entender que não reflete a realidade e pode trazer inúmeros problemas para a cadeia leiteira a curto prazo, como dito por ele durante a referida reunião. “Lamentamos a decisão do órgão e sugerimos às indústrias de lácteos, que façam a reposição de preços de 10 a 15 centavos aos produtores, de imediato, para que possamos amenizar os prejuízos”, afirmou Saul.  

Aproltol pede bom senso

Certamente, as empresas que olharem nesse momento crítico para os produtores de leite, seus fornecedores e parceiros, serão lembradas pelos produtores de leite logo ali adiante, em futuro bem próximo, assim como serão lembradas as indústrias que fecharem as portas para os produtores de leite nesse momento de muita dificuldade. “Necessitamos de bom senso, por parte da indústria, para entender esse momento e manter o futuro fornecedor de sua matéria prima”, concluiu Saul.