Por Marcos Antonio Santos
O inverno começou oficialmente às 11h58 desta quarta-feira, 21, e termina em 22 de setembro às 03h50. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o município de Toledo não deverá registrar geadas neste inverno, e a média mínima de temperatura neste período ficará na casa dos 15º C. “Para a região de Toledo não há previsões de geadas neste inverno. Mesmo sem o registro de geadas, as temperaturas ficarão baixas, a mínima em média deverá ficar entre 14 e 15º C. Mas poderão ocorrer dias mais quentes. Terão dias com chuva, claro, mas em razão do fenômeno El Niño irá diminuir a quantidade de chuvas. O El Niño será um fator específico para não ser ter tanto frio na região Oeste”, analisa o meteorologista do Simepar, William Romão.
Neste ano, o prognóstico dos modelos climáticos indica a incidência do El Niño de intensidade oscilando entre moderada e forte, com probabilidade superior a 90%. “Considerando as informações disponíveis até o momento, são esperadas poucas ondas de ar frio e seco, que provocam a queda acentuada das temperaturas, formando as condições propícias a geadas”, diz o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, que reforça que além disso, a influência de El Niño favorece os veranicos – períodos de vários dias consecutivos com tempo seco e quente.
CUIDADOS COM A SAÚDE – Com o registro de temperaturas baixas em distintos pontos do Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta sobre os principais cuidados a serem tomados durante o inverno. Com o frio, a disseminação de vírus causadores de doenças como resfriado, gripe, otite e até mesmo Covid-19 torna-se mais frequente, o reforça o alerta sobretudo para grupos que possuam baixa imunidade, como idosos, crianças e gestantes.
“É um período propenso a doenças e é preciso estar sempre ligado para proteger sua saúde pessoal. Por isso, fazemos um apelo para que todos os paranaenses compareçam aos postos de vacinação e completem seu esquema vacinal. A imunização contra vírus como da Influenza e Covid-19 é indispensável para evitar complicações e manter o sistema imunológico em dia”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.





