Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo: medida protetiva descumprida resulta em prisão e apreensão de armas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Divulgação/PMPR

Na manhã desta sexta-feira (27), uma operação coordenada entre o 19º Batalhão de Polícia Militar e o Poder Judiciário resultou na prisão de um homem por descumprimento de medida protetiva e posse irregular de armas, no bairro Jardim Gisela, em Toledo. A ação teve início por volta das 10h, quando equipes da PM foram acionadas para prestar apoio a um Oficial de Justiça no cumprimento de uma medida de afastamento do lar, decretada em razão de violência doméstica.

Ao ser notificado judicialmente, o homem se recusou a deixar o imóvel e afirmou que possuía arma de fogo, o que levou ao acionamento das forças de segurança para garantir a integridade da operação. Quando os policiais chegaram à residência, o indivíduo não foi localizado. No entanto, familiares presentes confirmaram que ele havia permanecido no local mesmo após ter conhecimento da ordem judicial, configurando resistência ao cumprimento da medida.

Diante da confirmação do descumprimento e com autorização dos moradores, os policiais ingressaram no imóvel e apreenderam o armamento que ele mantinha sob sua posse, composto por uma carabina CBC Tactical calibre .22 LR com dois carregadores, 75 cartuchos do mesmo calibre das marcas CBC e Golden Eagle, uma pistola de pressão a gás CO₂ da marca Rossi, modelo C11, com esferas de aço, além de um simulacro de pistola da marca Galaxy.

Como o material bélico não possuía guia de tráfego e havia risco de que o suspeito retornasse à residência, os objetos foram recolhidos e encaminhados à 20ª Subdivisão Policial (SDP) de Toledo, onde foram catalogados e permanecem à disposição da Justiça. A apreensão se deu com base nas normas que regulam a posse e o transporte de armas de fogo e réplicas, especialmente em contextos de violência doméstica.

Poucas horas depois, por volta do meio-dia, o 19º BPM recebeu nova informação de que o indivíduo havia voltado à casa, infringindo novamente a medida protetiva. Uma equipe foi até o local e localizou o homem nos fundos da residência. Ele não apresentou resistência à abordagem e foi conduzido à delegacia para responder por descumprimento de ordem judicial, conforme previsto no artigo 24-A da Lei Maria da Penha.

A Polícia Militar reforça que o descumprimento de medidas protetivas é uma infração grave e que ações desse tipo continuarão sendo tratadas com rigor. O caso segue agora sob responsabilidade da Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações e providências legais cabíveis.

Da Redação, com informações do 19º BPM.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2785 – 18/06/2025

Cotações em tempo real