Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo lidera ranking de violência doméstica entre cidades de porte semelhante no Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Fábio Dias/PCPR

Da Redação

Dados são referentes ao ano de 2022

Nessa sexta-feira, 24, foi apresentada o Boletim de Conjuntura Econômica do Município de Toledo, que é fruto de uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e o Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)/Campus de Toledo. Seu objetivo é fornecer informações sobre a economia municipal de forma clara e objetiva. As suas informações se destinam aos cidadãos, empresários e gestores públicos. Os dados apresentados são de fontes oficiais e de organizações públicas e privadas. A periodicidade do Boletim é de até quatro edições anuais, conforme divulgação dos dados oficiais.

Um dado que chama a atenção é a violência doméstica e mortes no município de Toledo.  Foram comparados os dados de Toledo com outros cinco municípios. O critério para escolha desses municípios foi o tamanho da população. Para escolha das variáveis apresentadas foram selecionadas aquelas nas quais Toledo estava em primeiro lugar ou segundo lugar. Em 2022, os cinco municípios com população semelhante a Toledo foram: Apucarana (130.134 habitantes), Campo Largo (136.327 habitantes), Paranaguá (145.829 habitantes), Fazenda Rio Grande (148.873 habitantes) e Araucária (151.666 habitantes). Toledo, no Censo populacional de 2022, computou 150.470 habitantes.

Entre as variáveis nas quais Toledo se posicionou em primeiro lugar, dentre os aqueles municípios de porte similar no Paraná, a violência doméstica, violência doméstica contra a mulher e suicídio feminino se destacaram. Entre as variáveis que Toledo aparece em segundo lugar estão violência contra a mulher, suicídios e homicídios femininos. Outras variáveis em que Toledo apareceu em primeiro lugar foram: armas de fogo apreendidas, ocorrências envolvendo uso/consumo de drogas e acidentes de trânsito. Outras variáveis que Toledo apareceu em segundo lugar foram: furtos de veículos e crimes de lesão corporal. Os dados foram obtidos na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP)/PR e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O levantamento foi realizado por Paulo Henrique De Cezaro Eberhardt.

Os textos e análises apresentados são de cunho informativo. A produção e conteúdo dos textos são voluntários e não refletem, necessariamente, posicionamentos públicos da ACIT ou da UNIOESTE. As tendências e apontamentos discutidos nos textos podem sofrer modificações ou não se confirmarem em função da revisão de dados pelas fontes, períodos de análise, mudanças na conjuntura socioeconômica decorrentes de atos governamentais, eventos adversos ou choques na economia. A periodicidade das informações está limitada pela divulgação de dados pelas fontes oficiais e organizações. Por esta razão, algumas informações estão mais atualizadas e outras mais defasadas. Mesmo assim, os dados apresentados conseguem traçar um panorama da evolução econômica do Município de Toledo. Nesse volume, o Boletim traz informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, violência, emprego regional, preços da soja, variação da cesta básica do município de Toledo.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2786 – 24/06/2025

Cotações em tempo real