Por Marcos Antonio Santos
O lançamento oficial da Campanha ‘Eu Paro Para Pedestres’ será realizado nesta quinta-feira, 17, a partir das 7h15, no auditório da ACIT. A campanha em Toledo busca conscientizar motoristas sobre a importância de respeitar a travessia dos pedestres nas faixas, promovendo um trânsito mais seguro e humano. A ação envolve uma série de atividades educativas, como panfletagem em locais de grande movimentação, sinalizações nas vias públicas e campanhas nas redes sociais. As autoridades de trânsito e parceiros locais, como escolas e empresas, também participam, reforçando a mensagem de que o respeito ao pedestre é uma responsabilidade de todos, para evitar acidentes e melhorar a convivência no trânsito urbano.
O empresário e presidente do Instituto Pessoas Melhores, Edésio Reichert, comenta o que o motivou a realizar essa campanha.
“Algumas das motivações que nos levaram a preparar esta campanha: a primeira delas é que muitas pessoas já estiveram em cidades no Brasil e fora do Brasil, onde pedestres colocam o pé na faixa e motoristas param para que o pedestre atravesse em segurança. A sensação dessa lembrança foi muito comentada e positiva. Perguntamos: como essas cidades, que têm esse tipo de comportamento, chegaram a esse ponto? É porque houve algum trabalho muito intenso. Por outro lado, este ano, até setembro, já são mais de 1.000 acidentes em Toledo, dos quais cerca de 400 tiveram vítimas e alguns resultaram em óbitos, inclusive por conta de atropelamentos. Perguntamos: será que conseguimos reduzir esse número de acidentes? Acreditamos que sim. Há outras motivações que nos levaram a preparar esta campanha. Pensando nisso, como vamos trabalhar? A primeira ideia ou a principal que surgiu foi envolver as organizações de Toledo, incluindo empresas e as forças de segurança do município, como Ciretran, Detran, Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Associações e Clubes de Serviços. Com o envolvimento de um grande número de organizações, que possam trabalhar juntas com seu público, acreditamos que isso irá causar um grande impacto nas pessoas, de maneira geral, em quem ora se comporta como motorista, ora como pedestre, para que pense um pouquinho mais no outro”, afirma.
Conforme Edésio Reichert, a campanha não visa somente motoristas; visa também, além de pedestres, aqueles que utilizam bicicletas, patinetes e motos. “Essa ideia de que, no ambiente público, é preciso estar mais atento e pensar um pouquinho mais no outro está dentro desta campanha como algo fundamental e importante para fomentarmos em nossa cidade. Acreditamos sinceramente que é possível avançar, tendo uma convivência mais harmoniosa, com redução de acidentes, com diminuição de prejuízos e, principalmente, salvando vidas. Estamos à disposição; quanto mais pessoas envolvidas nesta ação, melhor será. Então, aos interessados, a quem gostar da ideia, por favor, entre em contato. De alguma forma, procure se envolver, divulgar os vídeos e procurar o adesivo para colocar nos carros, porque assim atingiremos mais pessoas. Esse tema é tão relevante para termos uma cidade melhor”, ressalta.