Da Redação
Programa garante meio salário mínimo para quem cuida de idosos em casa e faz parte de política estadual de atenção à pessoa idosa
A Prefeitura de Toledo lançou nesta sexta-feira, 12, no auditório Acary Oliveira, o programa Bolsa Cuidador Familiar, uma iniciativa que oferece meio salário mínimo a familiares que cuidam de idosos em casa. Nesta primeira etapa, nove famílias já foram cadastradas e selecionadas para receber o benefício.
O programa é resultado de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial, da Pessoa Idosa e da Mulher. Segundo a secretária de Assistência Social de Toledo, Simone Ferrari, a escolha das famílias seguiu critérios rigorosos.
“Estamos implantando em Toledo, o programa Bolsa Cuidador Familiar, junto com outros seis municípios, em um projeto piloto do Estado. Cumprimos todas as etapas de organização e parceria com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Assistência Social, que fizeram o levantamento no cadastro único das famílias com idosos. Cada idoso foi avaliado por um índice de vulnerabilidade de saúde, e os cuidadores foram selecionados com base nessa avaliação”, explicou Simone.
O programa prevê inicialmente a inclusão de até 15 famílias, mas neste momento são nove cadastradas. Sobre quem pode participar, Simone detalha os requisitos:
“A pessoa que irá cuidar do idoso precisa residir com ele, ter cadastro único, disponibilidade para cuidar da pessoa idosa no domicílio, ser maior de 18 anos, entre outros critérios avaliados pelos CRAS. Toda família interessada deve se dirigir ao CRAS, fazer a entrevista e deixar seu nome. Nossa equipe fará visitas e encaminhamentos necessários, aguardando a inclusão junto ao Estado”, afirma.

Além da importância de garantir renda a quem cuida, o programa também reforça o cuidado com os cuidadores e com a população idosa da cidade. “Toledo está acelerada, assim como outros municípios e países que estão envelhecendo, como Grécia, Portugal e Itália. Nossa população idosa cresce e precisamos implantar políticas que atendam a esse grupo, assim como apoiar quem cuida deles. Por isso, viabilizamos a nova unidade do Centro de Aplausos, ampliamos atividades pedagógicas e agora implantamos o Bolsa Cuidador, além do programa 60 Mais Cidadania. São ações e políticas que garantem atenção e cuidado a essa parcela da população”, destaca Simone.
O Bolsa Cuidador Familiar é, portanto, uma medida que combina assistência social, valorização do trabalho doméstico de cuidado e atenção à qualidade de vida da população idosa, integrando políticas municipais e estaduais de forma pioneira no Paraná.





