A campanha "Eu Paro para Pedestres" seguirá até o dia 31 de janeiro, de 2025. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

O lançamento oficial da Campanha “Eu Paro Para Pedestres” foi realizado nesta quinta-feira, 17, no auditório da ACIT. A campanha em Toledo busca conscientizar motoristas sobre a importância de respeitar a travessia de pedestres nas faixas, promovendo um trânsito mais seguro e humano. A ação envolve uma série de atividades educativas, como panfletagem em locais de grande movimentação, sinalizações nas vias públicas e campanhas nas redes sociais. As autoridades de trânsito e parceiros locais, como entidades organizadas (Clubes de Serviço, Lions, Rotary e Lojas Maçônicas), escolas e empresas, também participam, reforçando a mensagem de que o respeito ao pedestre é uma responsabilidade de todos, para evitar acidentes e melhorar a convivência no trânsito urbano.

PARCEIROS – O empresário e presidente do Instituto Pessoas Melhores, Edésio Reichert, destacou uma das parcerias da campanha, que é com os apoiadores do Instituto Pessoas Melhores, empresas e organizações de Toledo que fazem um aporte mensal para o Instituto. “Temos ainda cerca de 20 outras empresas e organizações que entenderam a importância desta ação e se colocaram à disposição, apoiando financeiramente e com materiais que serão distribuídos ao público com o qual têm contato. Por exemplo, uma associação médica vai trabalhar com seu público. Entendemos que uma campanha desse tipo, que busca promover uma cultura de mais respeito e harmonia, de pensar um pouco mais no outro no espaço público, poderá reduzir acidentes, sofrimentos e salvar vidas”.

Márcio Pinheiro, conselheiro do instituto, explicou que a campanha contará com diversos materiais de apoio, incluindo folders focados em conscientizar crianças, adesivos com mensagens como “Eu Paro para Pedestres” e vídeos educativos. “Teremos três grandes vídeos bem produzidos, com foco no pedestre, no motorista, e um compilado que será veiculado em TV aberta em todo o Paraná”.

O empresário e presidente do Instituto Pessoas Melhores, Edésio Reichert. Foto: Gazeta de Toledo

AÇÕES – De acordo com Edésio, a campanha “Eu Paro Para Pedestres” terá várias ações em Toledo. “A partir do lançamento da campanha, existem muitas possibilidades de ações. Concentramos, neste momento, o maior esforço na preparação do material. Daqui para frente, há diversas possibilidades, incluindo blitz, visitas a escolas e distribuição de material infantil para as crianças desenharem, além de orientações sobre como se comportar nas vias públicas. O conjunto de ações possíveis é vasto. Contamos também com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, que já se colocaram à disposição para realizar outras ações nesse sentido”, relata.

A campanha é uma iniciativa de conscientização que visa promover o respeito aos pedestres nas vias urbanas. A ideia central é incentivar os motoristas a respeitarem a legislação de trânsito, especialmente no que diz respeito à prioridade dos pedestres nas faixas de travessia. O foco é reduzir acidentes e aumentar a segurança, promovendo o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê a preferência dos pedestres nas faixas.

GM – O diretor de Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Roni Padilha, comentou que a campanha é muito oportuna, visto que o departamento já vinha fazendo levantamentos sobre o tema. “Temos índices preocupantes de acidentes por atropelamento em faixas de pedestres. Essa campanha nos ajudará a conscientizar a população sobre a importância de respeitar a faixa, permitindo que o pedestre atravesse a via com segurança. Caso ocorra um crime de trânsito, o condutor pode ser responsabilizado criminalmente, e se houver óbito, responderá por homicídio. Um dos pontos críticos é a Avenida Atílio Fontana, onde houve o atropelamento de um idoso em cima da faixa, causado por um micro-ônibus, que resultou em sua morte”.

BOMBEIROS – O comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Guilherme Rodrigues de Lima, revelou que uma das principais atividades do Corpo de Bombeiros é o atendimento de ocorrências de trânsito. “Praticamente 50% das ambulâncias, cerca de 1.500 atendimentos por ano, estão relacionadas ao trânsito. As ocorrências de ambulâncias representam 70% dos atendimentos dos bombeiros. Todas as outras atividades, como resgates, buscas e mergulhos, somam apenas 30%. A maioria dos acidentes de trânsito é causada por fatores humanos, como desatenção, falta de sinalização e desrespeito ao pedestre. Precisamos conscientizar os motoristas de que o pedestre deve ser respeitado e protegido. Essa campanha é fundamental”.

A campanha “Eu Paro para Pedestres” seguirá até o dia 31 de janeiro, com ações educativas e de conscientização que buscam envolver toda a população de Toledo, promovendo um trânsito mais seguro e harmonioso para todos.