Foto: Decom/Pref. de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

O período pré-eleitoral em Toledo provocou algumas mudanças nos cargos comissionados. O Guarda Municipal Edson de Souza, que ocupava o cargo de diretor do Departamento de Segurança, agora é assessor especial de gabinete, função anteriormente ocupada por Márcio Pena Borges. O diretor de Trânsito, Roni Padilha, vem acumulando os dois departamentos: Trânsito e Segurança.

Lilian König, ex-coordenadora do Setor de Endemias, está ocupando a função de coordenadora de gabinete. Lilian está atuando mais diretamente na problemática dos moradores de rua, que tem exigido uma maior atenção da administração municipal nos últimos tempos, diante do grande número de reclamações.

Lilian disse que tem sido um trabalho muito positivo, pois conseguem diagnosticar os problemas que o município enfrenta e encontrar soluções através da união de todas as secretarias do município em uma ação conjunta. Isso envolve trazer saúde, entender as particularidades de cada morador de rua, estratificar as situações e avaliar como essas pessoas chegaram a essa condição.

Segundo ela, trabalhar com moradores de rua não é fácil. “Não é fácil trabalhar com moradores de rua, normalmente são usuários de substâncias, alcoólatras, e muitos têm famílias em Toledo. Nosso papel é buscar restabelecer esse vínculo, trazendo as famílias para o tratamento. Em uma semana, já obtivemos ótimos resultados: tivemos dez atendimentos no gabinete, uma pessoa retornou para casa, várias receberam atendimento médico e foram encaminhadas a clínicas para tratamento de dependências”, relatou Lilian.

Edson de Souza comentou que eles fazem parte da equipe de apoio do gabinete do prefeito nas ações voltadas ao público das pessoas em situação de rua (PSR). Para Lilian, a família é de suma importância no tratamento de qualquer tipo de entorpecente, álcool e drogas. “A família é essencial no tratamento de qualquer tipo de entorpecente, álcool e drogas. Também temos muitas pessoas com problemas mentais em algumas famílias, e observamos que eles, muitas vezes, não desejam retornar ao convívio familiar. Nosso trabalho é buscar a retomada desse vínculo. Temos feito essa ponte entre as secretarias e dado apoio como gabinete. Eu e o De Souza temos muito prazer em estar envolvidos nesse trabalho. Chapecó (SC) é nossa referência, e tentamos, da melhor forma possível, implementar estratégias sem invadir espaços já existentes, somando aos esforços no município. Em uma semana, já obtivemos ótimos resultados”, mencionou Lilian König.