Foto: Reprodução/Fabio Ulsenheimer

Da Redação

Anunciada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta segunda-feira (20), no Palácio do Iguaçu, a missão técnica-comercial Paraná Business Experience, que irá aos Emirados Árabes Unidos durante a Expo Dubai 2020, terá a participação das comitivas de oito cidades paranaenses, entre elas, Toledo.

Além de buscar investimentos no exterior, o evento, que deveria ter ocorrido em 2020, também vislumbra a reabertura econômica no pós-pandemia.

A exposição internacional, que concentrará mais de 100 países, ficará permanente ao longo de 181 dias, e durante uma semana, de 10 a 16 de outubro, o Paraná será o protagonista do Pavilhão do Brasil.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O intuito da missão técnica-comercial é promover as vocações do Paraná para o mundo e algumas das cidades mais proeminentes do Estado terão a oportunidade de apresentar seus players para investidores internacionais: Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponte Grossa, Londrina, Maringá e Pato Branco.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa nesta segunda-feira (20), do Lançamento da Business Experience – Expo Dubai. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Tendo como tema a ideia “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, a Expo Dubai proporcionará rodadas de negócios com potenciais interessados em realizar investimentos no Brasil, como fundos de investimentos, empresas internacionais e traders. Na ocasião, o Paraná apresentará seus setores estratégicos em uma exposição cujo conceito é expressado pela frase “Wow! All Around”, que em inglês equivale a “surpresa por toda parte”.

A programação das rodadas de negócios que darão visibilidade internacional ao Estado se divide nos seguintes setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável: automotivo; agronegócio; alimentos e bebidas; papel, madeira e celulose; bem-estar; e infraestrutura e tecnologia da informação; além de uma agenda específica para os municípios.

Dentro deste contexto, os municípios e algumas empresas paranaenses irão mostrar suas vocações e potencialidades. De acordo com o secretário Diego Bonaldo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Deseco), será uma grande oportunidade para vender a imagem de Toledo no exterior.

Apesar da confirmação da participação toledana na missão internacional lançada hoje, não está definida, até o momento, a ida de representantes da prefeitura de Toledo a Dubai. No entanto, o portifólio com os principais destaques e atrativos do município estará presente, diante do mundo, mostrando nosso potencial econômico, seja na área agroindustrial ou de tecnologia, entre outras.

Objetivando a atração de investimentos, a Prefeitura de Toledo, com apoio da Acit, apresentará o potencial da cidade como polo importante do agronegócio, capaz de agregar diversos atributos positivos, como mão-de-obra qualificada, comércio forte, desenvolvimento tecnológico, qualidade de vida e o grande número de universidades aqui instaladas.

“Queremos vender a imagem de Toledo no exterior e nos prepararmos para, junto com o Estado, atrair investimentos”, relata Bonaldo, que enfatiza o trabalho realizado na busca de recursos para o município. Nessa linha, o secretário destaca a instituição do programa “Toledo é + Negócio” e as tratativas para que o Invest Paraná, autarquia do governo estadual, instale um escritório na cidade.

Secretário Diego Bonaldo, em visita à Gazeta de Toledo. Foto: Fernando Braga