Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo inicia vacinação contra Covid-19 em pessoas com síndrome de Down

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Toledo deu início nesta sexta-feira (7) à vacinação de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19 que se encontram na faixa etária dos 18 aos 59 anos. As doses estão sendo aplicadas no Ginásio Hugo Zeni e nos Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneira) e Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro) em quem está na lista fornecida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 

Quem não possuir vínculo com a instituição, precisa apresentar declaração médica, conforme modelo disponível no site da Prefeitura ou fornecido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Em ambos os casos, também é preciso ter em mãos os documentos pessoais, entre eles o CPF, e o comprovante de endereço.

Giovanna Fernandes, 20 anos, foi uma das pessoas com Down que foram imunizadas. “Ela estava muito ansiosa por este momento, mas agora ela e todos nós estamos muito alegres. Felizmente, aqui em casa ninguém pegou Covid-19, mas a situação dela era a que mais nos preocupava. Agora estamos mais aliviados”, relata a mãe da jovem, Juliana Fernandes.

Outros públicos

Este trabalho terá continuidade no fim de semana, quando será iniciada a imunização de outros públicos. A partir de amanhã (8), das 8h às 12h, pessoas de 18 a 59 anos com insuficiência renal crônica em diálise que constam em lista repassada por clínica de terapia renal substitutiva também poderão ser vacinadas no Hugo Zeni – basta levar documentos pessoais (incluindo CPF) e comprovante de endereço.

Neste mesmo local e horário, mas no domingo (9), gestantes (em qualquer idade gestacional) e puérperas (45 dias pós parto) que apresentem as comorbidades listadas no Plano Nacional de Vacinação com idade superior a 18 anos começarão a ser vacinadas – a imunização deste grupo segue nos três pontos na segunda-feira (10) e terça-feira (11), das 8h às 16h. As informações sobre a comorbidade devem constar na Carteira do Pré-Natal ou Declaração Médica, conforme modelo disponível no site da Prefeitura ou fornecido pelo CRM-PR – também é preciso apresentar documento pessoal, incluindo o CPF, e comprovante de endereço. 

Na segunda-feira (10) terá início a vacinação de pessoas com deficiência permanente com idade entre 55 e 59 anos incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Podem receber  a primeira dose do imunizante, das 8h às 16h, nos três pontos de vacinação, quem consta em listagem fornecida pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), sendo necessária a apresentação de documentos pessoais (entre eles o CPF) e comprovante de endereço. 

Apesar da inserção de novos grupos, Toledo continuará a imunizar os idosos com 60 anos ou mais no Hugo Zeni e nos dois Certis – das 8h às 12h no sábado e no domingo e das 8h às 16h nos demais dias. Idosos de 59 anos, mas que fazem 60 até 30 de junho, também têm direito a receber a primeira dose da vacina, procedimento para a qual é exigida a apresentação de documentos pessoais, entre eles o CPF, e o comprovante de endereço.

Fonte: Secretaria Municipal Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real