Vacinação em Vila Nova. Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Depois de avançar de forma significativa nos últimos dias nos postos montados na área urbana, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Toledo segue agora para o interior. O trabalho nas comunidades rurais teve início nesta sexta-feira (3) em Novo Sobradinho, Novo Sarandi e Vila Nova.

A princípio, 700 primeiras doses do imunizante foram destinadas para estes distritos e uma delas foi aplicada no braço de Leonardo Jorge Otto, estudante de 18 anos que mora em Vila Nova. “É uma emoção boa, pois estava esperando esta vacina há bastante tempo e, com ela, já consigo pensar num futuro com mais segurança para ir à escola, sair com os amigos. Eles, aliás, também querem se proteger e estão procurando tomar a vacina”, comenta.

Atrás de Leonardo, havia dezenas de pessoas aguardando a sua vez na fila. Muitas delas puderam interagir com o “Chaplin da Vacina”, personagem do ator Wander Galante. Tanto movimento deixou a coordenadora da unidade saúde da família (USF) do distrito, Viviane Delcy da Silva, animada. “A estimativa inicial era de recebermos 300 doses, porém a procura superou a expectativa e vieram mais 200. A população daqui entendeu a necessidade da vacinação e moradores de todas as faixas etárias vieram”, destaca. 

A coordenadora relata que, durante a semana, a equipe da USF conseguiu agendar a aplicação com 260 pessoas divididas em grupos menores que se alternariam a cada 15 minutos. Contudo, a procura foi muito maior. “Temos muitos moradores que não tem condições de ir até a área urbana e, quando apareciam doses por aqui, estas acabavam rápido e acabavam não sendo atendidas. Agora, com esse número significativo de doses, todos estão tendo oportunidade de se imunizarem”, comenta.

A responsável pela equipe de vacinação, Sônia Pessi, destaca que em situações em que a demanda for maior que a prevista, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem condições de destinar mais doses para as unidades. “Se situações de Vila Nova voltarem a acontecer, estamos preparados para atender de imediato”, assegura.

Continuidade

O cronograma de vacinação no interior de Toledo continua na semana que vem: segunda-feira (6) será a vez de Dez de Maio (das 8h30 às 11h30) e Concórdia do Oeste (13h30 às 16h30); a equipe de vacinação passará quarta-feira (8) por Dois Irmãos (8h30 às 10h), Vila Ipiranga (10h às 11h30), Bom Princípio do Oeste (13h30 às 15h30) e Ouro Preto (15h30 às 17h); quinta-feira a força-tarefa pelo interior será encerrada em São Luiz do Oeste (8h às 10h) e Boa Vista (10h às 11h30).

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar aproximadamente 1.500 moradores de comunidades rurais nestes quatro dias. Podem receber sua dose todos aqueles que têm 12 anos ou mais e que ainda não tenham sido imunizados contra a Covid-19. Basta levar documento, CPF, carteirinha de vacinação e comprovante de residência com endereço de Toledo – se for menor de idade, é preciso estar acompanhado do responsável legal, que também deve estar com seus documentos pessoais.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação