A Agência do Trabalhador de Toledo, unidade vinculada ao Sistema Nacional do Emprego (Sine), recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), o “Dia M da Empregabilidade Feminina”. O evento marcou o início da programação da Prefeitura de Toledo alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
A iniciativa foi promovida pelas secretarias do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Deseco) e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), com o objetivo de fomentar a inserção e valorização da mulher no mercado de trabalho. Durante o evento, as participantes foram recepcionadas com um coffee break especial e puderam acompanhar um diálogo sobre o tema “Incentivo ao Trabalho e Valorização da Mulher”, ministrado pela coordenadora de Políticas para Mulheres da SMDH, Eliane Bombardelli.
A palestra abordou os desafios enfrentados pelo público feminino no mundo profissional e destacou a importância de iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades e o empoderamento econômico das mulheres. “A capacitação é fundamental para que a mulher alcance melhores postos de trabalho, tenha mais acesso às diferentes funções e seja valorizada igualmente no mercado”, comenta Eliane. “Por isso, ela precisa estar pronta para enfrentar as dificuldades, como a dupla jornada e a diferença salarial. Ainda há muitos desafios a serem superados, razão pela qual políticas de valorização e igualdade de condições são fundamentais para que consiga se desenvolver plenamente em suas carreiras”, analisa.
A principal atração do “Dia M da Empregabilidade Feminina” foi a oferta de mais de 700 vagas de emprego destinadas exclusivamente a mulheres. Distribuídas em 16 funções distintas, essas oportunidades oferecem salários que variam entre R$ 1.518,00 e R$ 7.500,00, além dos benefícios concedidos pelas empresas contratantes. “O intuito é fomentar as vagas e fechá-las, trazendo para a Agência Trabalhador oportunidades em diferentes níveis, desde operacionais até técnicas e estratégicas. Com isso, buscamos atrair mais mulheres para o mercado de trabalho, promovendo sua participação e perspectivas. Acredito que, com essa ação, teremos mais pessoas cadastradas no nosso banco de dados, o que resultará em mais encaminhamentos para as empresas e, principalmente, em mais mulheres empregadas”, explica o diretor de Políticas de Emprego e Relações do Trabalho da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Deseco), Rodrigo Souza.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo