Recentemente concluídas, a reforma estrutural do Centro de Saúde Belim Luiz Carollo (na área central) do ‘antigo postão’ e a recuperação asfáltica de trechos críticos da Rodovia Prefeito Luiz Alberto de Araújo (OT 007) são apenas dois exemplos de importantes obras públicas cuja denominação presta homenagem a personalidades importantes da história de Toledo. Outras realizações desta gestão também fazem um merecido reconhecimento a quem contribuiu com o desenvolvimento de nosso município: Confira: 

Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares Claudemir Rodrigues Dias

Com as obras quase finalizadas, a Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares, no Complexo de Saúde da Grande Pioneiro, terá, segundo o Decreto nº 875/2020, o nome de Dr. Claudemir, profissional da Medicina Esportiva, que dedicou parte de sua vida ao Toledo Esporte Clube e deixou este mundo em 19/12/2019, vítima  de acidente vascular cerebral (AVC). “Uma homenagem póstuma por sua atuação e dedicação no serviço público municipal e por sua contribuição para o desenvolvimento do Município de Toledo”, destaca o prefeito Lucio de Marchi.  

Na obra foram investidos, pela Associação dos Portadores de Lesão Por Esforços Repetitivos (APLER), R$ 907.945,20. A unidade fica em frente à piscina Aldo Bello, onde são realizados trabalhos de hidroginástica. A Central reforça a integração do Complexo de Saúde, que já reúne Pronto Atendimento Dr. Jorge Milton Nunes (hospital Municipal), Farmácia Comunitária e base do SAMU garantindo mais comodidade e qualidade no atendimento para a população do município e em breve a nova Central de Reabilitação, estacionamento adequado e o heliponto. 

Piscina Pública Claus Fuchs

Outra figura do esporte que receberá merecida homenagem póstuma é Claus Fuchs, um entusiasta do esporte em Toledo e um dos pioneiros dos Jogos Abertos do Paraná. De acordo com o Decreto 869/2020, seu nome estará associado ao da piscina pública Arnaldo Bohen no Centro Olímpico Municipal Arnoldo Bohnen, ao lado do Estádio Municipal “14 de Dezembro”, no Jardim Santa Maria. 

Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-i) “Um Novo Olhar” Dr. Rafael Azambuja Patiño Cruzatti

O Decreto nº 817/2020 denominou como Centro de Atenção Psicossocial Infantil “Um Novo Olhar” Dr. Rafael Azambuja Patiño Cruzatti, o CAPSi construído no Jardim La Salle. Urologista, o médico faleceu em março, com 48 anos de idade. 

Centro Municipal de Controle de Endemias Roseméri Giaretta Ribeiro

O Centro Municipal de Controle de Endemias, localizado na Rua Eroni Becker, recebeu o nome, de acordo com o Decreto nº 839/2020, de Roseméri Giaretta Ribeiro, servidora municipal por 19 anos do Departamento de Receita da Secretaria da Fazenda falecida em 2005.

Arquivo Municipal Anildo Possamai 

Outro ex-servidor municipal homenageado, pelo Decreto nº 810/2020, foi Anildo Possamai, que dá nome à nova sede do Arquivo Municipal. Nascido em 1º de março de 1933 em Cruz Alta/RS, casou-se com Elolides Deliberalli, com quem teve 11 filhos do casal: Cleusa Salete, Luiz Carlos, Antônio Carlos, Roberto Carlos e Ivânia Maria, José Carlos, João Carlos, Jaime Carlos, Paulo Carlos, Tânia Regina e Ivan Carlos, os quais lhes deram 28 netos e 16 bisnetos.

No começo da década de 60, esta família (ainda com cinco filhos) mudou-se para Toledo, mais exatamente na Vila Industrial, onde Anildo moraria até o fim de sua vida. Em 01/07/1969 começa a trabalhar como servidor da Prefeitura de Toledo na função de patroleiro, sendo responsável pela abertura da maioria das ruas do município. Depois trabalhou como Operador de Máquinas e Operador de Equipamentos Pesados, cargo pelo qual se aposentou em 07/06/1994. Aos 86 anos, faleceu neste ano.

Parque das Araucárias Valdir Dalla Vecchia 

Por sua contribuição ao desenvolvimento de Toledo, o Decreto nº 805/2020 estabelece que o empresário Valdir Dalla Vecchia dará seu nome ao Parque das Araucárias, localizado no Jardim Concórdia. Nascido em 16 de julho de 1955 em Concórdia/SC, veio com a família para Toledo em 1970. Ainda jovem, começou a trabalhar como chapeador em empresas da cidade e, aos 18 anos, abriu seu próprio negócio, com as ferramentas e o espaço alugados. Com o passar dos anos, o empreendimento cresceu e a Mecânica e Chapeação Dalla Vecchia consolidou-se com uma das mais respeitadas empresas do ramo de automecânica da cidade. 

Além do seu viés empreendedor, Valdir foi um cidadão atuante na comunidade. Esteve à frente por mais de 20 anos no Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos (Sindirepa) e foi conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), presidente da Paróquia São Cristóvão por várias gestões, membro  do Rotary Club Toledo e participava ativamente das Associações de Pais e Mestres das escolas onde seus filhos estudavam. 

Casado por 40 anos com sua esposa, Jandira, constituiu uma família com três filhos: Leonardo, Fabíola e Fabrício; e cinco netos: Cecília, Lucas, Lorenzo, Henrique e Eduardo. Faleceu em 20 de março de 2019, deixando como legado seu empreendedorismo, companheirismo e união.

USF Ernesto Arthur Reimann e Luiza Anna Kriese Reimann (Vila Nova)

As obras da administração municipal no interior também rendem homenagens a pessoas importantes da história de Toledo. Segundo o Decreto nº 842/2020, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Vila Nova, que entrou em funcionamento em julho, terá os nomes de Ernesto Arthur Reimann e Luiza Anna Kriese Reimann, casal (ele, falecido em 1994; ela, em 2002) bastante atuante nas atividades sociais no distrito, onde foram pioneiros. Agricultores, sempre se dedicaram em ações realizadas em clubes, igrejas e escolas e, por este motivo, eram reconhecidos pela boa convivência com a comunidade.

Estradas Ambrósio Schuh/Cândido Antônio Tesser, Caldino Schumacher e Eliscir Tasca

A OT 311, estrada rural que liga a localidade de Boa Vista à PR 317 terá, de acordo com o Decreto nº 828/2020, os nomes Ambrósio Schuh e Cândido Antônio Tesser, pioneiros e produtores da região que se esforçaram muito em prol da ligação da comunidade às duas rodovias que passam por perto (as PRs 182 e 317). 

Na Linha Bué-Caé, o trecho entre a PR 182 e o término da OT 451, será denominado, segundo o Decreto nº 830/2020, Estrada Rural Caldino Schumacher; por sua vez, a via a OT 451 (entre a OT 450 e o término) terá, por determinação do Decreto nº 847/2020, o nome de Eliscir Tasca – Caldino e Eliscir foram produtores rurais e fundamentais para o desenvolvimento da localidade e de Toledo.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo