Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TOLEDO: Guias vencidas devem ser atualizadas na prefeitura ou no Portal do Município

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Boletos e guias de recolhimento de tributos municipais vencidos devem ser atualizados para evitar prejuízos ao contribuinte

A Secretaria Municipal da Fazenda divulgou que a partir desta semana as agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas, demais terminais de autoatendimento CAIXA internet banking e demais bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi não receberão guias de arrecadação municipal após a data de vencimento. 

Como regularizar – Para efetuar o pagamento das guias vencidas, as mesmas deverão ser atualizadas presencialmente no Paço Municipal junto ao Departamento de Receita ou no Portal do Município/cidadão clicando no ícone atualizar guias municipais. É necessário preencher o número da guia no campo em branco e clicar no botão BUSCAR. O passo a passo está disponível no site da prefeitura, no link Informativo Sobre Pagamento de Guias Vencidas da Secretaria da Fazenda. 

Segundo a Secretaria da Fazenda, a medida se aplica em boletos de cobrança de IPTU, ISSQN, ITBI e todas as guias referentes a taxas de arrecadação municipal. O objetivo é evitar transtornos e prejuízos futuros para o contribuinte. Nas situações em que o cidadão realizava o pagamento após o vencimento em aplicativos bancários, estes não realizavam a atualização automática dos valores a serem recebidos (multas e juros). Com isso, o contribuinte continuava em débito com a municipalidade, impedindo de solicitar certidões ou ficando com um cadastro negativado.

A maioria das agências e canais de atendimento já não aceitavam este tipo de pagamento (após o vencimento). Desde o dia 8 de janeiro de 2024 as guias que estiverem em atraso devem ser atualizadas para que possam ser pagas. Em caso de dúvidas ou dificuldade na emissão, deve ser procurado o setor referente ao débito para os esclarecimentos necessários.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real