Nesta quinta-feira,17, foi realizada em Toledo a apresentação da chapa “XI de Agosto”, formada por advogados membros da seccional local da OAB. A chapa é liderada por Fabiano José Bordignon (OAB/PR 23062) como presidente e tem como integrantes Silvia Mattei (OAB/PR 27976) como vice-presidente, Eduardo Hoffmann (OAB/PR 42652) como secretário-geral, Jacqueline Nogueira dos Santos (OAB/PR 65414) como secretária-geral adjunta, e Charles Alberi Schneider (OAB/PR 74088) como tesoureiro.
Eleições
As eleições serão realizadas de forma online no dia 22 de novembro de 2024, garantindo maior acessibilidade e participação democrática de todos os advogados e advogadas inscritos na seccional paranaense. A chapa destacou seu compromisso em fortalecer a advocacia regional, buscando manter um canal de comunicação aberto com a classe e ampliar as iniciativas de suporte aos profissionais da área.
Diploma de Mérito Ético-Profissional – CRM
CRM-PR presta homenagem a médicos de Toledo que completam 50 anos de profissão. Confira a relação de médicos de Toledo que recebem o Diploma de Mérito Ético-Profissional.
- DR. HILDEGARDIS ZACAR – CRM-PR 4377, nascimento: 19/08/1948. Data de Inscrição no CRM-PR: 08/05/1975. Formatura: 12/21/1974 – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Especialidade: MEDICINA DO TRABALHO E CLÍNICA MÉDICA.
- DRA. MARILDA HASEGAWA ZACAR – CRM-PR 4890 Nascimento: 22/05/1951. Data de Inscrição no CRM-PR: 08/04/1976. Formatura: 12/21/1974 – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Especialidade: NEUROLOGIA.
- DR. JOAQUIM KATSUIYUKI IWASAKI – CRM-PR 4124 Nascimento: 05/01/1949. Data de Inscrição no CRM-PR: 03/02/1975. Formatura: 12/12/1974 – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA. Especialidade: MEDICINA DO TRABALHO E CLÍNICA MÉDICA.
- DR. RAUL DE PAULA XAVIER SOBRINHO – CRM-PR 4282 Nascimento: 11/04/1950. Data de Inscrição no CRM-PR: 26/03/1975. Formatura: 12/13/1974 – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA. Especialidade: PEDIATRIA.
- DR. IVAN GARCIA – CRM-PR 4835, Nascimento: 03/07/1949. Data de Inscrição no CRM-PR: 08/03/1976. Formatura: 12/20/1974 – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO. Especialidade: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA.
Veteran Car Club de Toledo é oficializado
A partir do dia 17 de outubro de 2024, Toledo passou a contar oficialmente com uma nova associação de amigos e proprietários de carros antigos, denominada Veteran Car Club. Em assembleia realizada, os entusiastas e colecionadores de veículos clássicos elegeram o empresário e colecionador Cézar Antônio De Césaro como presidente da entidade.
“Ser rico”
Durante seu discurso de posse, Cézar mencionou um comentário que ouviu: “Quem tem e coleciona carros antigos são só os ricos.” Ele concordou com a afirmação, explicando: “Somos ricos, sim, porque reconquistamos o domínio do nosso tempo, e é isso que nos faz sentir vivos. Se isso nos faz ricos, então, somos ricos. E a partir de hoje, esse será o espírito do Veteran Car Club de Toledo!”, declarou o presidente eleito.
Eventos em pauta
O Veteran Car Club de Toledo já está se preparando para o 4º Encontro Internacional de Veículos Antigos, que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho de 2025, em homenagem ao Dia Mundial do Fusca, no Lago Diva Paim Barth. Segundo Nelson Bassani, sócio fundador e o membro mais antigo da entidade: “Éramos um grupo de amigos e proprietários de carros antigos, e agora nos tornamos uma associação de amigos e proprietários de carros antigos.” Vai ser inesquecível esse evento!
Câmara Municipal de Toledo homologa agência de propaganda
Nove meses após a medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e a homologação pelo Pleno do TCE-PR, ocorrida em janeiro de 2024, em atendimento ao pedido formulado pela Serapio Comunicação Integrada Ltda. com base na Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos), finalmente foi homologada a agência de publicidade e propaganda responsável por projetar as mídias da Câmara Municipal de Toledo. A intervenção se deu devido aos “plágios” de peças para redes sociais apresentados pela empresa vencedora do pregão anterior.
A decisão
A agência Blancolima foi desclassificada em razão da violação do edital (item 74 c) e do artigo 41 da Lei Federal nº 8.666/93, que estabelece que “a Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual está estritamente vinculada”.
A licitante Lucas Serapio Ferreira ME foi classificada em primeiro lugar, com um total de 82,66 pontos na proposta técnica.
A licitante Blancolima Comunicação e Marketing Ltda. foi desclassificada conforme o Acórdão nº 1243/2024 do Pleno do TCE-PR.
A licitante Arkus Propaganda Ltda. também foi desclassificada após reanálise e novo julgamento da proposta técnica pela subcomissão técnica, conforme os documentos nas folhas 781 a 786.
Termo de homologação
A comissão julgadora, após analisar o parecer jurídico, decidiu dar celeridade ao processo e homologou o resultado da licitação na modalidade Tomada de Preços nº 1/2023. Agora, espera-se que os serviços de publicidade e demais ferramentas contratadas sejam distribuídos a meios de comunicação que, de fato, projetem de maneira eficaz a imagem da instituição Legislativo de Toledo.
Entrevistas de sábado
Estaremos recebendo Alexandre Leite, presidente da comissão organizadora da 23ª Meia Maratona de Toledo acontece neste domingo, dia 20 para falar sobre os detalhes deste grande evento esportivo. De acordo com o presidente, o número de inscritos já superou o total proposto, a ponto de terem que anteciparam o encerramento das inscrições. Matéria completa AQUI
Entrevistas de sábado
Da mesma forma, receberei Gabriel Baierle (UB), o vereador mais jovem da Câmara de Toledo, que foi reconduzido ao legislativo pela terceira vez. Descubra os motivos por trás de sua forte aprovação nas urnas.
Crônica: O tempo nos espelhos de cromo
Há quem diga que os carros antigos são apenas máquinas, ferros-velhos que insistem em não descansar, ruídos do passado que teimam em voltar à estrada. Mas para aqueles que se apaixonam por esses veículos de outra era, a verdade é muito mais profunda. Os carros antigos não são apenas peças de museu; são cápsulas do tempo, memórias revestidas de cromo, histórias que rodam sobre pneus.
Eu sempre acreditei que, em algum momento, todos nós nos vemos refletidos em algo que nos desperta uma paixão. Para alguns, é o mar. Para outros, uma música antiga. Para mim, são os carros clássicos. Cada curva do capô, cada detalhe no painel e até aquele cheiro peculiar do estofado desgastado contam mais sobre o tempo do que qualquer livro de história. Os carros antigos são como velhos amigos: não importa quanto tempo passe, sempre haverá algo novo a descobrir, uma história esquecida a ser relembrada.
Lembro-me de quando vi pela primeira vez um Ford 1949, com seus faróis redondos como olhos que pareciam enxergar o passado/presente. Quando sentei ao banco de um clássico Belair-coupe da chevrolet da década de 50, de propriedade do tio Alceu em Chapeco-SC, do um DKW, do meu tio Vivaldo de Maravilha SC, como esquecer de meu primeiro fusca, 1971 comprado aqui em Toledo e depois vendido ao amigo gremista Astor Christ, de meu SP2, 1972 (demônio de motor 1.6), de meu fusca 1965, 1200, 6 volts, originalíssimo comprado da familia Dala Vechia (deu briga na familia) e, por últimos, hoje, com dois fusca (71 e 76) e dois Mazda Protege 1995) tudo isso, estão presente e na memória como sendo o amor à primeira vista. Não por suas perfeições, mas justamente pelas marcas do tempo que carregava. Cada arranhão na pintura, cada amassado no para-choque contava uma aventura vivida, um caminho percorrido por eles comigo ou nas mãos de meus familiares. Eu sempre fiquei e fico parado, admirando, como quem encontra um diário de uma época que vivida, mas que, de alguma forma, me é familiar e apaixonante.
É essa a magia dos carros antigos. Eles têm alma. Uma alma que, por mais que o tempo tente apagar, resiste bravamente. Colecionar esses veículos é, de certa forma, colecionar momentos, preservando uma fatia de história. É viver o presente com o coração no passado, permitindo-se sentir o peso da idade com a leveza de um adolescente ao volante de sua primeira aventura.
E há algo mais profundo. Ao dirigir um carro antigo, o tempo parece desacelerar. Os ruídos modernos ficam distantes, e você sente o vento, ouve o motor, como se a máquina e o motorista fossem um só. Não há pressa. A pressa, afinal, é coisa dos tempos atuais, onde tudo precisa ser rápido, eficiente, automático. Mas quando você está ao volante de um clássico, o relógio perde importância. O que conta é a estrada à frente, sem saber ao certo o destino, mas com a certeza de que cada quilômetro será uma jornada inesquecível.
Alguns dizem que os apaixonados por carros antigos são pessoas presas ao passado. Eu prefiro pensar que somos, na verdade, guardiões do tempo. Porque, enquanto houver alguém disposto a ligar o motor de um Chevrolet Bel Air, a polir um Fusca ou a ajustar os carburadores de um Maverick, essas histórias não serão esquecidas. E assim, continuaremos rodando por aí, entre rugidos de motores e sorrisos nostálgicos, sentindo-nos incrivelmente ricos — ricos de tempo, de história e de memórias que jamais sairão de moda.
Por isso, quando alguém me pergunta por que eu gosto de carros antigos, sorrio e digo: “Porque eles são como nós — não perfeitos, mas cheios de vida.” Agora, assinar a formação de uma associação de me remete a essa paixão e loucura, me faz morrer feliz. Seja bem vindo “Veteran Car Club de Toledo”.
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