Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo faz lançamento do “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Edecir Queiroz

Toledo deu início a um processo inédito de mapeamento das dinâmicas do seu mercado de trabalho. O lançamento do “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda” foi realizado, na manhã desta quarta-feira (9),  na unidade local da Agência do Trabalhador, e reuniu representantes do poder público, setor produtivo e entidades sindicais. A iniciativa é fruto de uma demanda do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter) e promete embasar decisões estratégicas para o futuro socioeconômico do município.

A proposta do diagnóstico é ambiciosa: levantar informações atualizadas sobre a realidade trabalhista local – como áreas com maior empregabilidade, perfil das vagas e dos trabalhadores, escolaridade, dificuldades enfrentadas por empregadores e necessidades de qualificação. Os dados serão extraídos de fontes oficiais como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), além de formulários que serão preenchidos por empresas e trabalhadores. 

A apresentação dos detalhes da pesquisa foi feita pelo diretor de Políticas de Emprego e Relações do Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco) e gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza. “O objetivo final é construir um Plano Municipal de Trabalho, Emprego e Renda que servirá de referência para políticas públicas e investimentos entre 2026 e 2035”, destaca.

Ao lado de Rodrigo, compuseram ainda a frente de honra do evento: o prefeito Mario Costenaro, o titular da Deseco, Thiago D’Arisbo, a coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Elisa Rettore de Mattos, e o presidente do Comter secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Toledo (Sintracon), Gutthierry Alves Viana. “As perguntas para o levantamento foram formuladas a partir de um grupo temático formado por representantes do poder público, dos trabalhadores e dos empregadores. São questionamentos cujas respostas podem ser úteis na busca por soluções para alguns problemas, como a alta rotatividade de trabalhadores, sobretudo aqueles que se encontram na geração Z [nascidos entre 1995 e 2010]”, analisa o representante sindical. 

Foto: Edecir Queiroz

Elisa relatou as dificuldades que a Acit tem notado no mercado de trabalho local. “Vemos muitas pessoas procurando trabalho e as empresas procurando mão de obra. Cadê as pessoas para suprir essas vagas?”, indaga a coordenadora. “Esta é uma entre tantas perguntas que queremos responder por meio deste diagnóstico, que representa um planejamento estratégico para que Toledo cresça cada vez mais e de forma organizada”, observa.

Ao destacar o crescimento acelerado de Toledo, Thiago ressaltou que o município vive um momento promissor, tanto na atração de empreendedores quanto na chegada de trabalhadores em busca de qualidade de vida. “Toledo figurou como a sexta cidade mais desenvolvida do Brasil, segundo a Firjan, e só em fevereiro registramos saldo positivo de 2.311 novas vagas de trabalho no Caged”, informa o secretário. “Por isso, o lançamento do Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda é estratégico, pois cada município tem a sua identidade e precisamos olhar para ela para trabalhar agora em vista de um futuro mais próspero ainda”, analisa

Em sua fala, Mario sublinhou a importância do planejamento fundamentado em dados sólidos e na articulação coletiva. “O primeiro ato do planejamento é um bom diagnóstico, um bom conhecimento e interação com o contexto. Daí, a importância do trabalho colaborativo”, pontua o prefeito. “Mais do que uma ação pontual, o diagnóstico deve ser mantido vivo no tempo, sendo constante e sistematicamente atualizado”, sugere.

O chefe do Executivo Municipal também ressaltou o papel da Agência do Trabalhador como elo entre diferentes setores e políticas públicas, especialmente em um cenário de pleno desenvolvimento econômico. “Esse órgão é um instrumento que conecta diversas parcerias, diversos atores, atuando de forma integrada, com outro atores, na busca por soluções gargalos produtivos, como a falta de mão de obra qualificada”, exemplifica. “Espero que consigamos resultados efetivos por meio desta ação, pois se trata de uma iniciativa estratégica para garantir o avanço de Toledo”, salienta.

Foto: Edecir Queiroz

Próximos passos – A coleta de dados do “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda” será realizada até o dia 29 de agosto por meio de formulários eletrônicos disponíveis nos seguintes links: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLOmGe94bAQkAQ4ilCQB3TVlNriFA4kuW6exSXT5B07-79Vg/viewform (empregadores) e https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffvdOhU5KqMViRN8pzw3QV4hsApisdKj5Flx0pk5Hjae2fbA/viewform (trabalhadores).

A partir daí, as próximas etapas incluem a análise preliminar dos dados em setembro, validação e revisão em outubro e entrega oficial do relatório no dia 31 do mesmo mês. A apresentação pública dos resultados está marcada para 3 de novembro.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real