Desde o início do ano, as praças e rotatórias de Toledo que dispõem de chafarizes estão recebendo melhorias através de uma força-tarefa da Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra). Os trabalhos incluem desmontagem, revisão e reinstalação da parte hidráulica, além da despoluição visual com a retirada de vegetação excedente, que contribui para a segurança e a trafegabilidade nas áreas atendidas.
Atualmente, os esforços estão concentrados na rotatória das avenidas Maripá e Ministro Cirne Lima, próxima à sede do Yara Country Clube. No local, está sendo realizada a desmontagem completa do chafariz, com revisão minuciosa do sistema hidráulico para posterior reinstalação. Além disso, foi retirada a vegetação que comprometia a visibilidade de motoristas e pedestres na intersecção.
Antes disso, a equipe concluiu melhorias na rotatória em frente à Fiasul, localizada no encontro das avenidas Parigot de Souza e Ministro Cirne Lima. O chafariz do local, que estava desativado, voltou a funcionar com um sistema padronizado que prevê operação das 7h às 19h, permanecendo desligado no período noturno. Nos próximos dias, a vegetação excedente também será retirada, aumentando a segurança dos condutores e pedestres que circulam pelo local. Também será feita, em breve, a impermeabilização do tanque em que a água fica armazenada.
Encerrado o trabalho na rotatória do Yara, a equipe seguirá para o chafariz próximo ao Parque dos Pioneiros, onde a estátua de golfinho será retirada para pintura, trabalho que será feito enquanto a revisão da parte hidráulica estiver sendo executada. “Em cada local estamos seguindo cinco etapas: desmonte das estruturas, revisão das parte elétrica e hidráulica, lavagem, pintura e entrega. Em quase todas vemos a necessidade de ajuste na parte de tubos e conexões, pois há problemas que fazem os tanques se esvaziarem”, relata o diretor de diretor de Paisagismo, Espaços e Parques Públicos da Infra, José Roberto Ignácio.
Outra etapa prevista é a manutenção da Praça do Japão. Uma reunião entre a Infra e a diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato), marcada para este sábado (25), às 10h, no local. “Já poderíamos ter iniciado os trabalhos neste espaço, mas a Prefeitura de Toledo entende que é importante ouvirmos as sugestões da colônia japonesa de Toledo antes de começarmos o serviço”, comenta o diretor.
Fonte: Decom/Pref. de Toledo