Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo é o 8º município melhor avaliado no Estado em efetividade na gestão municipal

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Toledo é destaque no cenário de aplicação dos recursos públicos. O Município está entre as dez cidades do Estado com o melhor Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), conforme o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que desde 2017 passou a utilizar este novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos.

No ranking, Toledo ocupa a oitava posição, com a nota B+ 80,95. No comparativo, com municípios acima de 100 mil habitantes, Toledo é o primeiro da lista. O levantamento dos dados de 2018 é feito pelo TCE-PR em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB). Os dados foram divulgados na segunda-feira (27), por meio de um mapa digital.

O índice geral e os indicadores setoriais de cada município abrangem sete áreas essenciais da administração pública: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança da tecnologia da informação. Conforme o grau de adequação aos critérios avaliados, os municípios recebem notas, divididas em cinco faixas: A: altamente efetiva; B+: muito efetiva; B: efetiva; C+: em fase de adequação; e C: baixo nível de adequação.

Na área da educação, Toledo conquistou a nota 75,00; em saúde, 84,00; planejamento, 80,00; fiscal, 79,00; ambiente, 93,00 ; cidade, 83,00 e governança da tecnologia da informação, 78,00.

AVALIAÇÃO

Para o prefeito Lucio de Marchi, o resultado é reflexo de planejamento com as finanças e responsabilidade nos gastos públicos. “Parabenizo todos os secretários e demais servidores que compõem a gestão municipal por esta boa avaliação. Seguimos trabalhando com muita responsabilidade nas finanças e compromisso com a população”.

“Esta gestão é norteada pelo equilíbrio entre despesa, receita e orçamento e tal entendimento foi levado a sério por todas as secretarias, que hoje investem ainda melhor os recursos que possui. Essa melhoria se traduz em mais qualidade de vida para a população, que vê o dinheiro dos seus impostos se transformando em obras e serviços públicos de qualidade”, complementa o Secretário da Fazenda, Balnei Rotta.

Conforme o TCE, o objetivo do IEGM é mensurar a qualidade dos gastos municipais, avaliar sua eficácia e auxiliar o planejamento de políticas públicas, além de oferecer ao cidadão um importante instrumento de controle social. O levantamento possibilita aos gestores, por exemplo, comparar o desempenho do seu município com outros similares. Isso contribui para identificar boas práticas e melhorar o desempenho da administração pública municipal.

Ranking das cidades:

1º São Jorge do Patrocínio: B+ : 85,20

2º Maripá: B+: 83,90

3º Palmeira: B+ 82,95

4º Ângulo: B+: 82,55

5º Nova Laranjeiras: B+ 82,55

6º MERCEDES: B+: 81,45

7º Matelândia B+: 81,00

8º Toledo: B+: 80,95

9º Guapirama: BO+: 79,90

10ª Munhoz de Melo B-: 79,85

Confira a lista clicando aqui: https://www6.tce.ma.gov.br/iegm_util/ranking.zul
Fonte: Secom/Pref. e Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real