Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo é finalista do prêmio Cidades Excelentes 2022

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

“Eficiência Fiscal e Transparência”

Anualmente é realizada uma pesquisa pelo Instituto Aquila que reconhece boas práticas em gestão pública, contratada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, que resulta no denominado “Prêmio Cidades Excelentes”.  

A ideia desse prêmio é identificar boas práticas dentro do setor público, que possam ser transferidas para o restante do Brasil, categorizadas em:

  • Saúde;
  • Governança;
  • Eficiência Fiscal e Transparência;
  • Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública;
  • Sustentabilidade;
  • Infraestrutura, Mobilidade, Saúde e Bem-Estar.

Três segundos lugares

No ano de 2021, Toledo se destacou, sendo classificada em segundo lugar em três categorias: Cidades Excelentes, Eficiência Fiscal/Transparência e na Saúde.

Entre os três primeiros colocados

Para esse ano de 2022, mantive contato com o assessor de gabinete do prefeito Beto Lunitti, Márcio Pena Borges, que informou que Toledo está entre os finalistas que serão revelados somente dia 07 de novembro, em nossa capital Curitiba. Ele afirmou também que o prefeito já confirmou sua presença na revelação e entrega da premiação.

Os 5.570 municípios brasileiros são divididos em três categorias: com até 30 mil habitantes, entre 30 e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes.

As cidades excelentes são municípios que podem ser equiparados com cidades de referência, através suas características progressistas, que quando combinadas são capazes de gerar um alto nível de desenvolvimento humano. Nelas são oferecidos serviços públicos de qualidade à população.

Coletores de resíduos sólidos

Ao passar pela Rua Borges de Medeiros, na manhã dessa terça-feira, deparei-me com uma equipe do Setor de Infraestrutura e Serviços Públicos, comandada pelo diretor de Obras Viárias Lídio Michels, instalando em uma boca de lobo, coletores de resíduos, do tipo cestas. Em contato com o diretor, ele me afirmou que essa iniciativa, que parte do secretário e da gestão, é para coletar dados e quantificar os resíduos que são jogados nas galerias pluviais de Toledo, para posterior projeto de implantação geral no município.

Sai o ACORDÃO que aprovou contas de 2016

Tinha publicado na coluna de ontem, a decisão do TCE-PR pelo deferimento das contas do prefeito Beto Lunitti ainda de sua primeira gestão. Hoje, recebi do Lider do Governo na câmara, vereador Dudu Barbosa, o ACÓRDÃO final. Quero apenas relembrar o fato:

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), tinha multado em R$ 4.264,00 o ex-prefeito Beto Lunitti Pagnussatt (gestão 2013-2016) por entendimento de que ele teria gasto dinheiro irregularmente com publicidade institucional 60% acima do permitido. Após o prefeito ter contestado a decisão acima, nessa semana saiu o ACORDÃO em que deu provimento pela regularidade das contas:

Em face de todo o exposto, voto no sentido de que deve o Tribunal de Contas do Estado do Paraná:

Conhecer e dar provimento ao recurso de revista manejado pelo Sr.  Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt contra a decisão materializada no Acórdão de Parecer Prévio 480/20-S2C (alterada em sede de embargos de declaração pelo Acórdão 3412/20-S2C), para fim de recomendar o julgamento de regularidade das contas do Recorrente (com consequente afastamento da multa aplicada em primeiro grau);

– Determinar, após o trânsito em julgado da decisão, a remessa dos autos ao Gabinete da Presidência e à Diretoria de Protocolo para as comunicações de estilo e encerramento do processo.

Veja o acórdão na íntegra, clicando no documento abaixo:

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2788 – 30/07/2025

Cotações em tempo real