Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo é destaque nas consultas públicas da Educação sobre novos modelos de gestão escolar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

Da Redação

Em Toledo e região, escolas estaduais participam nos dias 17 e 18 de novembro das consultas públicas sobre os modelos Cívico-Militar e Parceiro da Escola

O município de Toledo e as cidades que integram o Núcleo Regional de Educação (NRE – de Toledo) participarão, nos dias 17 e 18 de novembro, das consultas públicas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). As votações vão ouvir pais, responsáveis e estudantes maiores de 18 anos sobre dois temas: a ampliação dos Colégios Cívico-Militares (CCMs) e a adesão ao programa Parceiro da Escola.

Atualmente, o NRE de Toledo já conta com 11 Colégios Cívico-Militares, distribuídos entre os municípios de Guaíra (2), Marechal Cândido Rondon (2), Palotina (1), Santa Helena (1) e Toledo (5) — sendo eles:
CCM Antônio José Reis, CCM Jardim Maracanã, CCM Novo Horizonte, CCM Luiz A. Morais Rego e CCM João Arnaldo Ritt.

Na nova consulta, foi indicada a participação do Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi, localizado no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, que poderá integrar o modelo cívico-militar a partir do ano letivo de 2026.

Foto: divulgação

Quanto ao programa Parceiro da Escola, o NRE de Toledo conta com três unidades que já implantaram o modelo em 2025:

  • Colégio Estadual Mal. Gaspar Dutra – Nova Santa Rosa
  • Colégio Estadual Ouro Verde – Ouro Verde do Oeste
  • Colégio Estadual Jardim Europa – Toledo

Outras sete escolas da região também passarão pela consulta sobre adesão ao programa:

  • CE Diamante D’Oeste – Diamante D’Oeste
  • CE Mendes Gonçalves – Guaíra
  • CE Leonilda Papen – Mercedes
  • CE Pato Bragado – Pato Bragado
  • CE São Pedro – São Pedro do Iguaçu
  • CE Humberto de A. Castelo Branco – Santa Helena
  • CE Ayrton Senna – Toledo

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o processo de consulta “coloca a comunidade escolar no centro das decisões, garantindo que cada escola tenha o modelo de gestão que melhor atenda às suas necessidades, sempre com transparência, diálogo e participação”.

Cada colégio será responsável por divulgar previamente os horários, locais e procedimentos da votação, de modo a assegurar ampla comunicação e participação da comunidade escolar. A apuração será acompanhada pelas equipes dos Núcleos Regionais de Educação, incluindo o de Toledo, garantindo transparência e legitimidade ao processo.


Foto: divulgação

Sobre os programas

Colégios Cívico-Militares (CCMs) – O Paraná conta atualmente com 312 escolas nesta modalidade, sendo 106 que aderiram ao modelo por meio de consultas públicas realizadas entre novembro e dezembro de 2023. O sistema, que combina gestão civil e apoio de militares da reserva, é amplamente aprovado: pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta 89,3% de aprovação entre pais e responsáveis e 90,4% entre professores e pedagogos.

Parceiro da Escola – Implantado em 2025, o programa já está presente em 82 colégios, atendendo cerca de 54,6 mil estudantes. O modelo busca otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura, permitindo que diretores e educadores concentrem esforços na aprendizagem e no desenvolvimento pedagógico, enquanto empresas especializadas assumem funções operacionais.

O programa não altera o vínculo nem o salário dos profissionais da educação, mantém o ensino público e gratuito e é adotado somente após consulta democrática junto à comunidade escolar. Segundo pesquisa da Radar Inteligência, mais de 86% dos pais aprovam o modelo e 84,2% o recomendariam a outras famílias.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real