Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo e demais unidades da Macro Oeste buscam melhorias para as Regionais de Saúde

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Gerência de Atenção à Urgência da Secretaria da Saúde do Paraná promoveu reunião técnica nesta semana com profissionais da Macrorregional Oeste, que abrange as Regionais de Saúde de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão. São mais de 1,8 milhões de habitantes.

O encontro discutiu o Plano de Ação Regional de Urgências integrado com o Samu e hospitais considerados as portas de entrada para urgências e emergências, fortalecendo a rede estadual.

 “Nesta gestão, o Governo do Estado tem como meta a qualificação dos serviços regionais em benefício da população”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Queremos evitar o deslocamento do cidadão em busca de atendimento e, mesmo diante do enfrentamento da pandemia da Covid-19, que tem demandado a maior atenção da Secretaria, não deixamos de implementar ações no sentido levar atendimento para perto da casa do cidadão”, afirmou. 

Segundo a gerente e Atenção à Urgência da Secretaria da Saúde, Giovana Fratin, com a qualificação e integração dos serviços nas instituições consideradas porta de entrada para urgências e emergências, é potencializado o atendimento ao usuário. “Evita-se o deslocamento dos pacientes ou encurtamos o trajeto em busca dos serviços junto às maiores cidades da região”, explica.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, disse que a organização e alinhamento das ações vão além da assistência imediata caracterizada pela Urgência e Emergência. “Estão incluídas ações e promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, tratamento contínuo de doenças crônicas, entre outros cuidados”, afirmou.

Na Macro Oeste, a rede de urgências é composta por 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 17 pronto atendimentos, 527 leitos hospitalares clínicos, 539 leitos hospitalares cirúrgicos, 148 leitos de UTI adulto, 80 leitos de UTI Covid. O Samu conta com 2 motolâncias, 53 ambulâncias de suporte básico e  14 ambulâncias de suporte avançado (UTI) acionadas através de três Centrais Regulações de Urgência, situadas nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu e Cascavel.

REUNIÕES – Em Toledo, a reunião foi na sede da 20ª Regional de Saúde. Já em Foz do Iguaçu, os encontros aconteceram no Hospital Germano Lauck e na base descentralizada municipal do Samu, enquanto em Francisco Beltrão, a reunião foi no Hospital Regional Walter Pecoits.

Em Pato Branco, a equipe da Gerência de Atenção à Urgência realizou visita técnica à base descentralizada do Samu, Consórcio Intermunicipal de Saúde Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná) e Hospital Policlínica de Pato Branco.

Em Cascavel, que é o município sede da Macro Oeste aconteceu a discussão sobre o Plano de Ação Regional de Urgências, com a participação de representantes das cinco regionais de saúde. As visitas foram na base descentralizada do Samu, na sede do Consórcio Intermunicipal Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) e no Complexo Regulador regional.

Saúde discute melhorias para o setor de Urgências de cinco regionais. Foto: SESA

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real