Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo é contemplado pelo Ceas e poderá construir nova sede para o Cras IV

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Funcionando atualmente na Unidade Social, espaço terá condições de oferecer atendimento ainda melhor a moradores da região do Panorama/São Francisco. Foto: Secom

Toledo está entre os municípios que foram contemplados com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) para fortalecer suas estruturas de proteção social. A medida foi oficializada por meio da Deliberação nº 043/2025, do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), e poderá resultar em investimento previsto de até R$ 1,2 milhão.

Com este montante, Toledo construirá uma nova sede para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) IV, responsável pelo atendimento da região do Panorama/São Francisco. Hoje, a unidade funciona de forma provisória nas dependências da Unidade Social do São Francisco.

O novo prédio será erguido no mesmo terreno que abrigou o Cras IV por vários anos – na esquina das ruas Senador Accioly e Oswaldo Aranha, ao lado da Capela Mortuária do Jardim Panorama. A estrutura atual está inutilizada e será demolida para dar lugar à nova sede, que contará com ambientes mais amplos e modernos.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social (SMAS), Simone Beatriz Ferrari, o município já está providenciando a documentação necessária para adesão ao programa, incluindo o Atestado de Regularidade do Conselho, Plano e Fundo da Assistência Social (ARCPF), exigido para garantir o repasse em 2025. “Os valores serão transferidos do Fundo Estadual para o Fundo Municipal de Assistência Social e liberados em parcelas, conforme a evolução da obra”, explica. 

Nesta deliberação, o Ceas contemplou 29 municípios, sendo que 3 (Mandirituba, Rio Branco do Sul e Sapopema) receberão investimentos para a construção de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e 26 – Anahy, Brasilândia do Sul, Campo Bonito, Cândido de Abreu, Chopinzinho, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Diamante D’Oeste, Fazenda Rio Grande, Iguatu, Inácio Martins, Jaboti, Japira, Kaloré, Lunardelli, Mandaguaçu, Mercedes, Mirador, Nova Olímpia, Paranaguá, Paranavaí, Porto Rico, Quedas do Iguaçu, São João do Ivaí, Saudade do Iguaçu e Toledo – para edificar novos Cras.

A escolha destes municípios segue critérios técnicos, como demanda, cobertura territorial e adequação à política de regionalização da assistência social. “Com a nova sede, o Cras IV poderá ampliar sua capacidade de atendimento e oferecer melhores condições de trabalho para as equipes técnicas que atuam na linha de frente da política pública de assistência social em Toledo”, destaca a secretária. “Sem falar que a Unidade Social do São Francisco também terá mais espaço, conseguindo ampliar seus atendimentos de convivência e fortalecimento de vínculos”, acrescenta.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2787 – 08/07/2025

Cotações em tempo real