Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo Decreta estado de Calamidade Pública

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A medida tomada pelo prefeito Lúcio de Marchi em Decretar estado de calamidade pública se dá para que o município possa romper os tetos dos gastos previstos em Lei.

Calamidade Pública

Para que o município tome essa decisão, significa estar preparados para a “desgraça pública; os grandes infortúnios ou quem sabe uma catástrofe” é o que o Coronavirus e a Dengue estão causando e todos estão acompanhando as grandes ações que o paço municipal está realizando para combatê-los implicando sim em outra calamidade que é a financeira.

Calamidade Pública I

Com a Decreto publicado e publicitado os governos tanto Estadual quando Federal liberam, recurso, acionam a defesa civil Militar, reforça kits emergências, parcelam as dívidas e o município pode até dispensar “licitações”, assim como a população pode até sacar parte do FGTS. Assim sendo, o prefeito de Toledo precavidamente decretou a Lei Decreto nº 780:

DECRETO Nº 780, de 9 de abril de 2020 declara estado de calamidade pública no Município de Toledo, em razão dos impactos socioeconômicos e para a saúde pública decorrentes das ações de enfrentamento da pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o que dispõem o inciso XVIII do caput do artigo 55 e a alínea “n” do inciso I do caput do artigo 61 da Lei Orgânica do Município, considerando o avanço da pandemia do novo Coronavírus, causador da infecção Covid-19, e os recentes protocolos emitidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde; considerando que a Câmara dos Deputados, em 18 de março de 2020, e o Senado Federal, em 20 de março de 2020, reconheceram a existência de calamidade pública nacional, para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101/2000; considerando o Decreto Legislativo nº 02/2020, da Assembleia Legislativa do Paraná, que reconheceu o estado de calamidade pública, para os fins do artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101/2000, no âmbito do Estado do Paraná; considerando que, em decorrência das ações emergenciais necessárias ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas para o presente exercício poderão restar gravemente comprometidas no Município, assim como as metas de arrecadação de tributos, pela redução da atividade econômica,

DECRETA:

Art. 1º – Fica declarado estado de calamidade pública, para todos os fins de direito, no Município de Toledo, em razão dos impactos socioeconômicos e para a saúde pública decorrentes das ações necessárias ao enfrentamento da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19).

 

Art. 2º – O Poder Executivo solicitará, por meio de ofício a ser enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, o reconhecimento do estado de calamidade pública, para os fins do disposto no artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000.

 

Art. 3º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

GABINETE DO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO, Estado do Paraná, em 9 de abril de 2020. LUCIO DE MARCHI – PREFEITO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO

 

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2803 – 23/01/2026

Cotações em tempo real