Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte: CEPEA
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Fonte: Wetterlang
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo cresce 9,32%, atinge R$ 5,16 bilhões e segue líder absoluta  VBP do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Poucas cidades brasileiras conseguem transformar vocação em liderança duradoura. Toledo acaba de provar, mais uma vez, que não chegou ao topo por acaso. Pelo 13º ano consecutivo, o município ocupa a primeira posição no ranking do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná, atingindo a marca histórica de R$ 5,16 bilhões na safra 2024/2025.

O crescimento de 9,32% em apenas um ano representa quase R$ 440 milhões a mais circulando na economia local. Mais do que números, o resultado confirma a força de um modelo produtivo baseado em tecnologia, eficiência, integração entre campo e indústria e, principalmente, no trabalho de milhares de produtores rurais.

Enquanto muitas regiões buscam crescimento, Toledo segue ampliando a liderança. A suinocultura e a avicultura continuam sendo os pilares da economia rural, respondendo por mais de 58% de toda a riqueza gerada no campo, consolidando o município como a principal potência agroindustrial do Paraná e uma das maiores referências do agronegócio brasileiro. Materia completa: https://gazetadetoledo.com.br/toledo-amplia-lideranca-e-atinge-r-516-bilhoes-no-vbp-em-2025-alta-de-932-consolida-municipio-como-maior-produtor-de-alimentos-do-parana/

Toledo garante R$ 35 milhões da Itaipu e dá início a um dos maiores projetos hospitalares da região

Toledo viveu nesta terça-feira (23) um dos momentos mais importantes para a saúde pública regional dos últimos anos. Em cerimônia realizada na sede da Hoesp, autoridades municipais, estaduais e federais participaram da assinatura do convênio que garante o repasse de R$ 35 milhões da Itaipu Binacional para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus.

O investimento integra um pacote que deverá ultrapassar R$ 90 milhões, somando recursos do Governo do Paraná e financiamento federal, permitindo a ampliação da estrutura hospitalar que atende os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. O novo complexo será construído em uma área de 50 mil metros quadrados e representa um avanço histórico para a média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Oeste do Paraná que nessa primeira fase,  consumira cerca de R$ 113 milhoes.

“Nosso compromisso agora é ainda maior”

O superintendente da Hoesp, Cláudio Hayashi, afirmou que a nova sede permitirá ampliar leitos, modernizar a estrutura e incorporar novas tecnologias para atendimentos de alta complexidade. Ele também reforçou o compromisso da instituição com a humanização, a transparência e a excelência no atendimento pelo SUS.

“Um passo histórico para Toledo”

O prefeito Mario Costenaro destacou que os R$ 35 milhões destinados à nova sede do Hospital Bom Jesus representam um marco para a saúde de Toledo e da região. Segundo ele, a nova estrutura dará suporte ao trabalho já reconhecido da Hoesp, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a saúde pública regional.

“Um momento memorável para Toledo”

O deputado federal Dilceu Sperafico classificou a assinatura do convênio como um momento histórico para Toledo e toda a região. Ele destacou o trabalho conjunto realizado para viabilizar a obra e afirmou que o reconhecimento ao atendimento prestado pelo Hospital Bom Jesus motiva a busca por novos investimentos para a saúde.

“Transformando um sonho em realidade”

A superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin, destacou que o recurso da Itaipu é fundamental para acelerar a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus. Ela lembrou que, por ser uma instituição filantrópica, a captação de recursos é um desafio constante e que o apoio da sociedade continuará sendo essencial para a concretização do projeto.

“A nova estrutura será referência regional”

O deputado federal Elton Welter destacou a importância estratégica do novo hospital para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde. Segundo ele, a meta é ampliar a capacidade para até 500 leitos e continuar buscando recursos para fortalecer a estrutura e os serviços oferecidos pelo SUS.

“Saúde é investimento nas pessoas”

A deputada federal Gleisi Hoffmann ressaltou que a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus é resultado do diálogo entre diferentes esferas de governo. Para ela, a união de recursos federais, estaduais e da Itaipu demonstra que é possível avançar quando o objetivo é melhorar a vida da população.

“Contem com a Itaipu”

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, reafirmou o compromisso social da empresa com os municípios do Paraná. Ele destacou que a Itaipu mantém diálogo permanente com as lideranças regionais e que a entrega dos recursos representa um investimento em qualidade de vida e desenvolvimento regional.

Estamos construindo uma saúde pública melhor”

O deputado estadual Arilson Chiorato comemorou a assinatura do convênio e ressaltou o impacto regional do investimento. Para ele, a união de esforços em torno da saúde pública deve servir de exemplo para outras cidades e estados, fortalecendo o atendimento à população.

Ignorância política

Durante a sessão suplementar da Câmara de Toledo, a vereadora Marli Gonçalves (MDB), pré-candidata a deputada federal, fez um dos discursos mais lúcidos dos últimos dias ao criticar o comportamento de quem transforma toda discussão pública em uma guerra entre Lula e Bolsonaro, esquerda e direita.

Ignorância política I

Marli classificou como “ignorância” a preocupação de algumas pessoas com quem apareceu ou deixou de aparecer nas fotos da assinatura do convênio de R$ 35 milhões para o Hospital Bom Jesus. Segundo ela, enquanto recursos importantes chegam para beneficiar a população, há quem esteja mais interessado em fiscalizar posicionamentos políticos do que em comemorar os avanços para a saúde.

Ignorância política II

Ao afirmar que existem “ignorantes” em todos os espectros ideológicos, esse jornalista concorda com a vereadora pois, comparo os radicais a quadrúpedes com tapa-olhos, que são capazes de enxergar apenas o pasto que lhes interessa e os sustenta.  A crítica foi direta à cegueira partidária que impede muitos de compreenderem uma verdade básica: o dinheiro das obras e investimentos públicos não pertence a políticos ou partidos, mas ao contribuinte, afirmou a edila. Um discurso oportuno em tempos de fanatismo político e escassez de bom senso

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2824 – 16/06/2026

Cotações em tempo real