Competição realizada entre sexta e sábado (16 e 17) reuniu, no câmpus II da Unipar, cerca de 370 idosos com mais de 60 anos, que disputaram 5 modalidades. Foto: Decom

Além de anfitriã, Toledo foi a grande campeã da primeira edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). A competição, realizada entre sexta-feira e sábado (16 e 17) o câmpus II na Universidade Paranaense (Unipar), reuniu 370 idosos com mais de 60 anos, que disputaram cinco modalidades: handebol por zona, vôlei no escuro (para atletas de mais de 70 anos), basquete relógio, peteca e vôlei câmbio.

Eles representaram 12 municípios da região: Entre Rios do Oeste, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Missal, Mercedes, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado, Santa Helena e Toledo. Promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), que celebra os 10 anos do programa Idoso em Movimento, o 1º Jori conta com o patrocínio máster da Cresol Integração. 

Com 82 pontos, Toledo ficou entre os quatro melhores (confira os pódios de cada modalidade no fim da matéria) de todas as modalidades e naipes disputados, conquistando seis medalhas de ouro (vôlei no escuro feminino, vôlei câmbio feminino, basquete relógio masculino, peteca feminino, handebol por zona masculino e handebol por zona feminino), duas de prata (vôlei câmbio feminino e basquete relógio feminino), uma de bronze (peteca masculino) e um quarto lugar (vôlei no escuro masculino). O ranking geral foi completado por Mercedes (46 pontos), Quatro Pontes (36), Entre Rios do Oeste (32), Nova Santa Rosa (31), Santa Helena (27), Missal (22), Pato Bragado (16), Marechal Cândido Rondon (11), Medianeira (8), Itaipulândia (2) e Guaíra (1).

De acordo com o titular da Smel, Eudes Luiz Dallanol, os resultados positivos de Toledo não foram bons só nas quadras. “A competição foi muito positiva, recebemos diversos elogios dos atletas e dirigentes que estavam participando. Ver a alegria e a disposição dos idosos vale mais do que qualquer título que eles vieram a conquistar”, avalia. “Esta foi uma primeira experiência, pois na região ainda não havia sido realizada nenhuma competição feita exclusivamente de esportes adaptados para idosos. Com esta quantidade e qualidade de atletas que tivemos aqui, nossa expectativa é de que os Jogos Regionais do Idoso entrem no calendário oficial da Smel”, pontua o secretário, que agradece o apoio recebido pela pasta das secretarias municipais de Saúde e de Segurança e Mobilidade Urbana.

Classificação por modalidade e geral

Vôlei no escuro

MASCULINO

1º lugar – Quatro Pontes

2º lugar – Missal

3º lugar – Mercedes

4º lugar – Toledo

FEMININO

1º lugar – Toledo

2º lugar – Pato Bragado

3º lugar – Missal

4º lugar –  Mercedes

Vôlei câmbio

MASCULINO

1º lugar – Entre Rios do Oeste

2º lugar – Toledo

3º lugar – Santa Helena

4º lugar – Missal

FEMININO

1º lugar – Toledo

2º lugar – Quatro Pontes

3º lugar – Pato Bragado

4º lugar – Missal

Basquete relógio

MASCULINO

1º lugar – Toledo

2º lugar – Mercedes

3º lugar – Santa Helena

4º lugar – Nova Santa Rosa

FEMININO

1º lugar – Mercedes

2º lugar – Toledo

3º lugar – Medianeira

4º lugar – Santa Helena

Peteca

MASCULINO

1º lugar – Nova Santa Rosa

2º lugar – Entre Rios do Oeste

3º lugar – Toledo

4º lugar – Marechal Cândido Rondon

FEMININO

1º lugar – Toledo

2º lugar – Nova Santa Rosa

3º lugar – Mercedes

4º lugar – Entre Rios do Oeste

Handebol por zona

MASCULINO

1º lugar – Toledo

2º lugar – Mercedes

3º lugar – Santa Helena

4º lugar – Quatro Pontes

FEMININO

1º lugar – Toledo

2º lugar – Nova Santa Rosa

3º lugar – Mercedes

4º lugar – Entre Rios do Oeste

RANKING GERAL

1º Toledo – 82 pontos

2º Mercedes – 46 pontos

3º Quatro Pontes – 36 pontos

4º Entre Rios do Oeste – 32 pontos

5º Nova Santa Rosa – 31 pontos

6º Santa Helena – 27 pontos

7º Missal – 22 pontos

8º Pato Bragado – 16 pontos

9º Marechal Cândido Rondon – 11 pontos

10º Medianeira – 8 pontos

11º Itaipulândia – 2 pontos

12º Guaíra – 1 ponto

Fonte: Decom/Pref. de Toledo