Do início ao fim, as partidas dos Jogos Abertos do Paraná, em Toledo, resumiram-se em apenas uma palavra: emoção. Em sua 62ª edição, a competição encerrou-se no último domingo (20). A competição durou 10 dias, com aproximadamente 5 mil pessoas participando, entre dirigentes e atletas, percorrendo as mais diversas estruturas esportivas do nosso município.

Foram 73 delegações que participaram dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), disputando ao todo 20 modalidades. Os donos da casa finalizaram a competição em terceiro lugar, ficando atrás de Maringá e Londrina. Foz do Iguaçu e Cascavel finalizaram suas participações em 4º e 5º lugar. 

“Toledo é uma das grandes potências estaduais. E a terceira colocação nos JAPS reafirma isso. Estamos contentes pelos eventos que sempre tiveram bom público prestigiando. Essa é a 8ª vez que Toledo sedia os JAPS, e esperamos que em breve possamos ceder nosso município para ser palco do maior evento esportivo do Estado”, salientou o Prefeito Lucio de Marchi.

O terceiro lugar de Toledo nos JAPS foi muito comemorado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL). “Chegamos pela segunda vez entre os três primeiros lugares dos JAPS e isso é fantástico porque reflete o bom trabalho realizado pelos nossos professores”, disse o secretário de Esportes e Lazer de Toledo, André Alcará. O município tem tradição na formação de atletas e compete apenas com pratas da casa. “Optamos por valorizar que é daqui. Durante os jogos temos sempre ginásios lotados porque são familiares e amigos. São toledanos torcendo por toledanos”, afirmou o Secretário da pasta, André Alcará.

Resultados positivos para Toledo

Os jogos encerraram este final de semana com as expectativas superadas. A equipe de Futebol de Toledo conquistou a medalha de ouro pela primeira vez na Divisão A dos JAPS, jogando no Estádio 14 de Dezembro.

Outra modalidade que o município se destacou foi no tênis, onde a equipe trouxe para casa a medalha de bronze no masculino. Toledo confirmou o favoritismo e se sagrou como campeão geral na categoria masculina e vice campeão na categoria feminina no badminton. 

Na modalidade Rugby Feminino, a equipe de Toledo se tornou hexacampeão. Já na categoria masculino Toledo se tornou campeão pela primeira vez. Outra modalidade que trouxe o primeiro lugar para Toledo foi o Judô, na categoria masculino, em que a equipe conquistou o primeiro lugar se consagrando campeão. A equipe feminina e masculina de bocha conquistaram os vices.

No ciclismo, Toledo conquistou o ouro inédito com Willaine Costa Pagliarini, no Contra Relógio Individual (CRI), e o bronze de Jean Carlos Yanicki, também no CRI, além da prata de Veridiane Liz, no cross country olímpico (XCO). Para conferir todos os resultados clique aqui.

Homenagem a Mauro Maiorki

Ficou registrado que o troféu do JAPS 2019 se chamaria Troféu Mauro Maiorki. O momento foi anunciado na abertura, realizado dia 12. O ex-secretário de Esportes do município que faleceu em abril de 2016 fez muito pelo esporte toledano, ajudando a transformar a qualidade das praças esportivas e do esporte como um todo. 

Agradecimentos especiais

O Corpo Técnico – Divisão de Esporte / IPCE realizou um agradecimento especial à imprensa de Toledo que foi uma importante difusora de informações durante o campeonato. “Gostaríamos de agradecer a toda a equipe que contribuiu de forma direta e indireta para a grandeza dos 62º Jogos Abertos do Paraná realizados no município de Toledo entre os dias 11 e 20 de outubro de 2019. Obrigado por contribuir para a grandeza deste evento, que é a expressão máxima do esporte paranaense”.

O Prefeito Lucio de Marchi, também recebeu uma agradecimento especial do Supervisor Geral, Emerson Luis Venturini de Oliveira e do Diretor Geral, Cristiano Home Barros Del Rei. “Gostaríamos de registrar o nosso orgulho em ter participado do 62º Jogos Aberto do Paraná realizado entre os dias 11 e 20 de outubro em Toledo. Agradecemos a vossa cidade, hospitaleira, pujante e que recebeu de braços abertos a todos nós, paranaense. O nosso respeito e muito e o muito obrigado a todos que contribuíram de forma direta e indireta para a grandeza do evento que é a expressão máximo do esporte paranaense.

*com informações da assessoria da Secretaria da Educação e do Esporte

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo