Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo conhece programa de doação de sangue da China

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
A jovem Sayuri Okano Anzanello voltou a Toledo esta semana e apresentou um projeto desenvolvido em escolas chinesas. Foto: Secom

Em uma reunião realizada na Prefeitura de Toledo, o prefeito Mario Costenaro propôs a formação de um grupo de trabalho para viabilizar uma parceria internacional voltada à promoção da doação de sangue. A iniciativa surgiu após a apresentação da organização Bloodline, feita por Sayuri Okano Anzanello, voluntária da entidade e natural de Toledo, que vive há mais de seis anos em Xangai, na China.

Sayuri e sua família saíram de Toledo rumo à China quando ela tinha 12 anos de idade. Muita coisa mudou na vida da jovem, que agora se prepara para estudar Medicina, mas que nunca se esqueceu de sua origem. E também de fazer o bem.

Com uma atuação reconhecida em 14 escolas internacionais e em constante diálogo com universidades chinesas, a Bloodline tem como missão sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, com foco especial em situações urgentes e tipos raros. A organização também realiza eventos regulares de coleta, especialmente em hospitais infantis, para ajudar crianças em tratamento contra o câncer.

Durante o encontro, Sayuri explicou que a Bloodline busca envolver alunos, professores e familiares em ações educativas e práticas. “Queremos trazer esse projeto de Xangai para Toledo. Fui fundadora do grupo juvenil Bloodline e nossa missão é educar nas escolas e incluir toda a comunidade escolar nesse movimento de solidariedade. Sangue sempre é necessário, e podemos salvar muitas vidas com essa mobilização”, destaca.

Diante da proposta, o prefeito ressaltou a importância da causa e demonstrou entusiasmo com a possibilidade de implementar o projeto no município. “É uma ideia inspiradora. Vamos formar um grupo com representantes das secretarias de Educação e Saúde, além do Núcleo Regional de Educação, para avaliar os caminhos possíveis e estruturar essa parceria com base na experiência internacional da Bloodline”, salienta Costenaro.

Foto: Secom

Participaram da reunião a coordenadora do Banco de Sangue de Toledo, Vânia Frigotto; o presidente da Associação Médica de Toledo (AMT), Nilson Fabris; o vereador Valtencir Careca; o secretário de Comunicação, Márcio Pimentel; o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales, além de Simone Anzanello Richter e Iaiti Sassaki, que também acompanharam a apresentação.

Com a proposta em fase inicial, o grupo a ser formado deve trabalhar nas próximas semanas para adaptar o modelo chinês à realidade local, buscando engajar escolas e famílias de Toledo em um programa contínuo de doação voluntária de sangue.

Rede de doadores – O projeto é a primeira ação concreta de Toledo após aderir o projeto Rede de Municípios Doadores, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) . De acordo com o termo, a cooperação e disponibilização da plataforma consistirão na transferência de conhecimento, know-how, informações e experiências em comum. 

A disponibilização da plataforma, que estará hospedada no conteúdo exclusivo da CNM, é um espaço que concentra materiais técnicos e diversos panoramas da conjuntura administrativa, direcionados aos municípios filiados, bem como a produção documental desenvolvida por relatórios oriundos dos dados armazenados. Todo este material ficará à disposição de Toledo.

Ações previstas – A partir de agora, a Prefeitura de Toledo irá colaborar com a realização de atividades e campanhas para adesão de doadores; também informar as unidades de saúde do município para auxiliarem na captação de doadores; disponibilizar no site da Prefeitura um banner da Rede de Municípios Doadores, que informe a população sobre a campanha e a forma de se cadastrar para receber chamados para doação de sangue.

Outra ação será estimular os servidores públicos a também se tornarem doadores(as) frequentes e a utilizarem a plataforma da Rede. Além disso, atender os alertas de baixo estoque de sangue emitidos pelas Unidades de Coleta da região, agendando e disponibilizando o transporte para doadores, entre outras ações previstas, sempre com o objetivo principal de divulgar o projeto Rede de Municípios Doadores e suas campanhas, bem como realizar campanhas municipais de divulgação e mobilização dos doadores.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real