Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo comemora o Dia da Árvore com oficina de arborização urbana

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Carlos Rodrigues/Secom

O Dia da Árvore será lembrado neste domingo, 21 de setembro, e Toledo decidiu celebrar a data com uma oficina dedicada à arborização urbana. O evento, realizado nesta sexta-feira (19), no Espaço Work da Usina do Conhecimento, foi conduzido pelo biólogo e doutor em Ecologia e Conservação, Carlos Eduardo Weirich. 

A atividade é a quarta de uma série de cinco oficinas planejadas para este ano pelo Convênio Linha Ecológica, mantido pela Itaipu Binacional em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu. O público foi formado por representantes de entidades e órgãos públicos que integram o grupo de trabalho responsável pela atualização do Plano Municipal de Arborização Urbana, além de servidores da área técnica do Instituto Água e Terra (IAT) e das secretarias municipais da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra), do Meio Ambiente (SMMA), da Educação (Smed) e do Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade. 

A programação teve início pela manhã, com breve apresentação das gestoras municipais de educação ambiental (servidoras das secretarias da Educação e do Meio Ambiente) e a fala de Weirich, que abordou aspectos teóricos relacionados a normas e técnicas de plantio. Na parte da tarde, os participantes – com suporte da equipe da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) e de agentes da Guarda Municipal – tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos em campo, realizando o plantio de mudas de ipê-amarelo, ipê-rosa e ipê-roxo no canteiro da Rua Haroldo Hamilton, nas imediações  do  Shopping Panambi. 

Foto: José Augusto Seide/Secom

O oficineiro explica que a proposta do encontro é apresentar referências técnicas já consolidadas e aplicáveis à realidade dos municípios. “Na parte teórica, apresentamos principalmente o manual do Ministério Público do Estado do Paraná, que é uma parceria com várias instituições, com foco na orientação e na estruturação de políticas públicas consistentes para o setor. O principal instrumento para isso é a elaboração de um novo plano de arborização urbana, que contemple todos os objetivos que fazem parte desse processo”, explica. “Toledo, a exemplo de vários municípios, precisa avançar em políticas permanentes de arborização urbana. Não basta plantar, é preciso cuidar para que essa árvore se desenvolva de maneira correta e não precise ser substituída no futuro”, aconselha.

A secretária do Meio Ambiente, Luciana Fogaça, destaca que a oficina marca o início de um processo de capacitação voltado ao plantio adequado das árvores em espaços urbanos. “Muitas pessoas pensam que fazer o plantio é uma coisa simples, mas nós temos que ter certos cuidados, como o tamanho da cova e o tamanho da muda. Portanto, a proposta desta oficina é multiplicar o conhecimento adquirido no encontro para outras áreas e instituições que estão aqui representadas”, observa. “Parte deste trabalho envolve rever a escolha de espécies e estruturar o futuro da produção local de mudas de árvores, o que passa também pela análise de como o Viveiro Municipal poderá produzir mudas tanto para o uso pelo poder público quanto para distribuição aos munícipes”, acrescenta.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2791 – 10/09/2025

Cotações em tempo real