Da Redação
Toledo se prepara para receber a 16ª Semana Farroupilha, que será realizada de 17 a 21 de setembro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, onde, além de competições musicais e encontros tradicionais, haverá shows de artistas com renome nacional.
ESTRUTURA
A Secretaria da Cultura iniciou, nesta segunda-feira (15), os preparativos no Centro de Eventos Ismael Sperafico para a Semana Farroupilha.
A estrutura está sendo montada na parte dos fundos do Centro de Eventos, aproveitando o palco já existente. Também está sendo instalado um tablado com cerca de 400 metros quadrados.
O espaço está sendo decorado com elementos da cultura gaúcha, como a tradicional “Casa do Gaúcho”, uma cuia de chimarrão gigante e outros utensílios típicos.
Na parte externa, o Centro de Eventos está recebendo nova pintura.

Para a diretora do Departamento de Cultura, Karla Fernanda Celant, este evento tem um peso e uma grande importância cultural. “A Semana Farroupilha representa muito mais do que um calendário festivo, ela se configura como uma oportunidade de valorização da história, da tradição e da identidade gaúcha, que é parte da formação cultural de Toledo e de toda a região Sul do Brasil”.
PROGRAMAÇÃO – A programação do evento tem início na nesta quarta-feira, 17, com a abertura do 4° Festival Farroupilha de Toledo/Interpretação e Composição (Fesfat). Já na sexta-feira, 19, o Centro de Eventos receberá músicos e intérpretes ligados à tradição gaúcha, vindos de diferentes regiões do Paraná.
No sábado, 20, o “Galpão Farroupilha”, espaço que será montado pela Secretaria da Cultura, receberá às 19h30 o show da jornalista, radialista e cantora Shana Müller, reconhecida por sua atuação como colunista do Jornal Zero Hora e apresentadora do programa “Galpão Crioulo”, da RBS TV. Em seguida, às 21h, o Grupo Minuano é quem anima o restante da noite do evento.
No domingo, 21, às 15h, Paulinho Mixaria, humorista com 25 anos de carreira, é quem alegra o último dia de Semana Farroupilha em Toledo. Às 16h30, o Grupo Manotaço, banda de Tapejara (RS), com mais de quatro décadas de trajetória, promete encerrar com chave de ouro o evento.
