Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo celebra o Dia do Rio com ações de limpeza, plantio e educação ambiental no Arroio Marreco

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Nascente do Arroio Marreco. Foto: Gazeta de Toledo

Por Marcos Antonio Santos

Atividades envolveram escolas, universidades, Secretaria do Meio Ambiente e apoio do MPPR, destacando a importância da preservação e da qualidade da água

Em comemoração ao Dia do Rio, celebrado na segunda-feira, 24, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, instituições participantes do Projeto Socioambiental “Rio Com Vida” e apoio do Ministério Público do Paraná (MPPR), realizam ações ambientais nesta quinta e sexta-feira (27 e 28).

A primeira ação, nesta quinta-feira, foi realizada no Parque Linear do Arroio Marreco – entre a Rua Uruguai e a Barão do Rio Branco. A programação contou com atividades abertas ao público, como a limpeza das margens e o plantio de mudas ao longo do arroio. Outra parte das atividades foi direcionada a escolas e universidades.

PROGRAMAÇÃO – A Trilha Guiada “O Marreco Começa Aqui”, liderada pela SMMA, monitora a qualidade da água com apoio de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Lilian Cardoso, explicou aos alunos do Colégio Estadual do Jardim Gisella o trabalho realizado, principalmente na nascente do Rio Marreco.

BOA QUALIDADE – Conforme Lilian, em geral, a nascente apresenta boa qualidade porque não recebe efluentes. “Normalmente, ela não recebe esgoto — caso contrário, sentiríamos mau cheiro ou notaríamos ‘cores estranhas’ na água. No entanto, ela está sofrendo impactos ambientais, principalmente devido aos resíduos que chegam às margens, seja pela chuva, seja pelo descarte inadequado por parte das pessoas”.

QUALIDADE DA ÁGUA – O professor de Engenharia Eletrônica, Fábio Coutinho, avaliou com seus equipamentos a qualidade da água. Ele pegou um pouco de água do rio, armazenou em garrafas PET e em um balde e fez o processo.

“Sim, está boa. A gente mediu as mesmas medições aqui com a nossa sonda multiparamétrica e verificou que ela tem oxigênio dissolvido suficiente, potencial de óxido-redução adequado e pH dentro do esperado. São vários parâmetros que a gente analisa, e tudo indica que a água tem uma boa qualidade, que era exatamente o que estávamos esperando aqui perto da nascente.”

O promotor de Justiça Giovani Ferri também participou da ação, contribuindo para a coleta de lixo no espaço. Ele disse que a água da nascente do Rio Marreco está com um bom parâmetro e boa qualidade. “Logicamente, aqui estamos bem próximos da nascente. Não acredito que, um pouco mais para baixo, possa estar com um nível de contaminação maior.”

Parque Linear do Arroio Marreco. Foto: Wanderson Schumacher/Secom

LIXO –Lilian disse que se observam muitos móveis e restos de móveis jogados nas proximidades. “Em alguns trechos, a mata ciliar ainda necessita de melhorias, apresentando-se de forma bastante rudimentar. Também percebemos muito lixo, especialmente plástico, o que prejudica a vida local. É lamentável ver esse tipo de situação em uma área tão nobre da cidade, onde ainda existem muitas árvores e onde outras ainda serão plantadas”.

Lilian menciona que esses resíduos prejudicam o ambiente de diversas formas. “Um grande problema de saúde pública, por exemplo, é a proliferação do mosquito Aedes aegypti — conhecido popularmente como ‘mosquito da dengue’ — que é uma espécie exótica e se aproveita desses ambientes, causando desequilíbrios na fauna. Além disso, os materiais descartados podem ser ingeridos acidentalmente por aves e mamíferos que vivem na região, levando-os à morte. Também podem criar barreiras físicas e causar impactos estéticos, transmitindo a sensação de um local ‘feio’ e mal cuidado”.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – Costumamos dizer que “os males do meio ambiente são culpa do homem”, e geralmente associamos “homem” ao adulto. A bióloga explica qual é a importância de adolescentes e jovens terem consciência ambiental. “Muitos adultos, no passado, não receberam esse tipo de formação, e hoje compreendemos o valor que ela teria tido. Portanto, é fundamental que os jovens desenvolvam essa consciência para que, quando forem adultos, pais e avós, possam preservar a qualidade do meio ambiente. Ao longo do tempo trabalhando com esse tema, percebemos uma grande diferença em alunos que recebem educação ambiental. Mais tarde, reconhecemos nessas crianças os adultos engajados, envolvidos em propostas e com postura de cidadãos conscientes. Cuidam adequadamente do lixo, porque entendem que o essencial é cada pessoa fazer o básico todos os dias. Ninguém precisa liderar ‘um movimento revolucionário mundial’; basta separar o lixo diariamente, cuidar dos próprios resíduos e manter a casa organizada. Isso contribui diretamente para a manutenção de uma cidade saudável e sustentável. Cuidar do bairro e denunciar práticas irregulares também faz parte desse compromisso”, afirma Lilian Cardoso.

Alunos do Colégio do Jardim Gisella. Foto: Gazeta de Toledo
Foto: Wanderson Schumacher/Secom

Estudantes do Colégio do Jardim Gisella

A aluna Ana Júlia disse:
— “A gente deve preservar muito, porque normalmente os seres humanos não têm a conscientização e acabam jogando lixo no meio dos rios e nas matas ciliares.” Ela contou que também aprende sobre preservação ambiental na sala de aula.

O aluno Kauan Gustavo afirmou:
— “É muito importante a gente preservar o meio ambiente. As pessoas vêm poluindo e, por causa disso, muitas nascentes estão secando. Eu vou falar para todo mundo que é muito importante preservar o meio ambiente”.

Na manhã desta sexta-feira, 28, a programação continua com o plantio de enriquecimento na nascente do Rio Toledo para a restauração florestal, às 8h30. A participação também é gratuita, e o ponto de encontro será no local do plantio, entre São Luiz do Oeste e a Linha Gramado.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2795 – 05/11/2025

Cotações em tempo real