Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Toledo celebra 25 anos do Teatro Municipal com programação de espetáculos

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Teatro Municipal de Toledo. Foto: arquivo

O Teatro Municipal de Toledo comemora, na próxima terça-feira (26), 25 anos de atividades como o principal palco cultural da cidade e o segundo maior teatro público do Paraná, com capacidade para 1.022 pessoas em sua nave principal. Para celebrar o jubileu de prata deste espaço icônico, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) organizou uma série de apresentações gratuitas, contemplando diversas expressões artísticas, como dança, teatro e circo, que terão início neste sábado (23) e se estendem até o dia do aniversário do espaço – todos com entrada gratuita, classificação etária livre e sem necessidade de retirada prévia de entradas.

A programação será aberta no sábado (23), às 19h30, com o espetáculo de balé “Dom Quixote”, encenado pelo Núcleo Acadêmico de Dança. No domingo (24), a partir das 18h, é a vez do espetáculo “Circo é Riso”, uma apresentação da Brincadeira Circo Show. O evento conta com o apoio do governo federal, de Itaipu Binacional, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu e da Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná.

Na segunda-feira (25), às 19h30, os alunos do curso de Teatro da SMC sobem ao palco para encenar “Raízes da Magia – A árvore ancestral”. Em seguida, a mostra “Ballet Clássico e Jazz Dance” será apresentada por alunos dos cursos de Dança da Secretaria.

No dia 26, às 19h30, a Curitiba Cia. de Dança encerra a programação em grande estilo com o espetáculo “Dançando Villa”. Esta apresentação conta com a produção da Akasha Produções Cultura e será realizado por intermédio da Lei Paulo Gustavo nos níveis estadual (Secretaria de Estado da Cultura e Cultura Paraná) e federal (Ministério da Cultura).

Os espetáculos

Dom Quixote – Inspirada no clássico romance espanhol “Don Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, a montagem terá trilha de Ludwig Minkus e coreografia original de Marius Petipa, reconhecida por sua energia vibrante e coreografias exuberantes. O espetáculo narra as aventuras do cavaleiro sonhador Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, que partem em busca de Dulcineia. A apresentação também inclui a história de amor de Kitri e Basílio, com toques de humor e tensão, já que Kitri foi prometida ao nobre Gamache.

Circo é Riso – O espetáculo “Circo é Riso” celebra a alegria e magia das artes circenses com uma vibrante mistura de acrobacias, monociclos, malabarismos e palhaçaria. Apresentado por Jordana Guimaraens, da Argentina, e Robson Aguiar, do Brasil, o show promove a integração cultural e a amizade entre nações, usando o circo como linguagem universal. Além de divertir, proporciona uma experiência transformadora que valoriza a diversidade cultural, desperta memórias afetivas e inspira convivência saudável, fortalecendo os laços entre os espectadores.

Raízes da Magia – A árvore ancestral – Na família Albero, uma árvore representa a conexão entre gerações, carregando memórias e legados. A Árvore Ancestral, sustentada por raízes de amor e tradição, enfraquece quando conflitos e distanciamentos surgem, refletindo a desunião familiar. Um reencontro inesperado oferece a chance de restaurar a magia e a vitalidade da árvore, revelando o verdadeiro poder das “Raízes da Magia”. Resta saber se a força dos laços familiares será suficiente para fazê-la florescer novamente, mantendo viva a tradição e o amor que sustentam essa linhagem.

Ballet clássico e jazz dance – A mostra de dança é a conclusão do primeiro módulo do Curso de Dança da Secretaria da Cultura, os alunos que irão se apresentar são das turmas de Jazz Dance e Ballet Clássico sediadas no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) e no Teatro Municipal de Toledo.

Dançando Villa – O espetáculo homenageia Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores do Brasil, apelidado de “O Índio de Casaca” por sua capacidade de unir a música erudita às raízes da cultura popular brasileira. Com espírito livre e visão inovadora, Villa-Lobos foi profundamente inspirado pelas regiões Norte e Nordeste, pouco conhecidas no Sul e Sudeste no início do século XX. Sua obra ampliou o imaginário cultural do país, trazendo ao público a diversidade e a riqueza sonora do Brasil, explorando suas múltiplas identidades e celebrando o país com autenticidade e sofisticação.

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real