Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TOLEDO: Árvore com risco de queda em via pública é removida no Jardim Gisela

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Wanderson Schumacher

Vendaval foi a possível causa do comprometimento da árvore, que ficava próxima ao Cmei Dalva Nogueira

Na quarta-feira (12), uma árvore com iminência de queda no Jardim Gisela foi identificada pela Defesa Civil e removida por uma empresa especializada. A árvore estava localizada na Rua João Cordeiro Gomes, próxima ao Colégio Adventista e ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dalva Weinert Nogueira, e apresentava risco de queda sobre um muro e o telhado de uma propriedade particular.

O conhecimento sobre a situação chegou à Guarda Municipal via denúncia, que compareceu ao local, registrou o Boletim de Ocorrência e contactou os órgãos competentes. A Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente avaliaram a ocorrência e foi determinada a remoção completa da árvore, que estava com a sustentação comprometida.

Foto: Wanderson Schumacher

A empresa Engenatus – Engenharia e Meio Ambiente, que é prestadora de serviços para a Prefeitura de Toledo, foi requisitada pela Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, e realizou o trabalho de remoção da árvore. “A árvore é antiga e a causa provável do seu comprometimento foi o vendaval que aconteceu recentemente na cidade”, explicou o coordenador operacional da Defesa Civil, Vanderlei Ceolin.

A Defesa Civil realizou o bloqueio da via pública e permaneceu no local até a conclusão da remoção da árvore. A engenheira florestal responsável pela empresa Engenatus, Karen Andrade, explicou que foi feita a avaliação da árvore e determinada a equipe e os equipamentos para o corte. “Avaliamos que seria preciso um caminhão munck, que tem um altura maior. Com isso, trouxemos a equipe e o caminhão, e a gente vem no sentido de fazer a remoção da forma correta e resguardar a infraestrutura. Nesse caso há o telhado de uma casa e o muro, para não sofrer danos”, destacou.

Foram feitas amarrações nos galhos durante o corte, a fim de evitar que caíssem sobre o telhado. O processo de corte da árvore foi feito em partes, começando pelos galhos do entorno e no topo. Na sequência, foram removidos os galhos mais grossos, para então realizar o corte da base do tronco com segurança.

Foto: Wanderson Schumacher

Fonte: Decom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real